Comer é um ato político, social e cultural
A alimentação e todas as práticas relacionadas ao tema - ou seja, como a comida é preparada, onde é comprada, com quem se come, como se come, entre outros aspectos - estão intimamente relacionadas com a(s) cultura(s) em que estamos inseridos. Embora comer seja um ato de sobrevivência, ele é muito mais do que isso, comer é também um ato político, social e cultural. Assim como afirmou Levi-Strauss, comida não é apenas boa para comer, mas também para pensar. Esta discussão e todas as implicações da alimentação será vista no curso de extensão Alimentação, comida e cultura, que começará na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), no dia 12 de agosto de 2017, sábado, às 13h.
Neste curso, convidamos o aluno a pensar sobre o campo da alimentação e da cultura, apresentando as principais linhas de estudo da área e o percurso histórico-cultural que ajudou a construir a nossa própria alimentação, a alimentação brasileira. "No entanto, uma vez que a influência sobre a identidade alimentar vai muito além da nacionalidade, abordaremos ainda como a comida está presente e é influenciada pela construção e reprodução de diversas identidades, como de gênero, classe social e religião", explica Priscila de Morais Sato, docente que ministrará o curso.
A partir das tradições alimentares nacionais, serão exploradas a modernização e tradição da culinária tradicional e da gastronomia dita refinada, pensando ainda como uma pode se apropriar da outra e sobre os diferentes espaços e significados que possuem. "O curso propõe pensar sobre a relação entre transformações alimentares relacionadas à modernidade e à saúde, desde os novos produtos que passam a ser consumidos, até as expectativas relacionadas ao corpo e que regram o comer", conta a docente.
O curso é voltado a profissionais do setor público e privado, bacharéis de diferentes áreas, tais como: Nutrição, Ciências Sociais, Gastronomia, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.
Serviço
Curso de Extensão de Férias - Alimentação, comida e cultura
Local: Campus FESPSP - Rua General Jardim, 522 - Vila Buarque, São Paulo - SP.
Período: 12 de agosto a 7 de outubro de 2017.
Horário: Sábados, das 13h às 17h30.
Carga Horária: 32h.
Docente: Priscila de Morais Sato
Visite nosso portal: www.fespsp.org.br
SOBRE A FESPSP
FESPSP: 84 anos de Reconhecimento
A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.
Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.
O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.
Agência FESPSP
Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br
Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br