PUBLICIDADE

Você sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado?

Veja o que acontece com o óleo que vai para os pontos de coleta!

31 ago 2017 - 18h45
(atualizado em 1/9/2017 às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabia que um litro de óleo que vai pelo ralo pode contaminar até 25 mil litros de água? E é tão fácil reciclar! É só armazenar direitinho o óleo usado e levar no ponto de coleta! Tá, mas o que acontece com esse óleo depois? Esse é o assunto do Foco Ambiental! Bora lá ver!

Apenas 2,5% do óleo de cozinha consumido no Brasil é encaminhado para reciclagem. O descarte incorreto do óleo pode entupir encanamentos residenciais e atrair pragas urbanas. No esgoto, também pode causar entupimentos na rede. Além disso, ao chegar aos rios, o óleo forma uma camada na superfície que impede a passagem da luz do sol, causando a morte de peixes e da vegetação aquática.

Armazenar o óleo de cozinha usado é bem fácil. É só seguir alguns passos!

Foto: Climatempo
Foto: Shutterstock 

5 passos para armazenar seu óleo de cozinha usado

1. Espere o óleo esfriar na panela.

2. Com a ajuda de um funil, despeje o óleo diretamente em uma garrafa PET.

3. Feche a garrafa e se ainda não estiver cheia, é só guardar em algum cantinho da cozinha.

4. Retire o excesso do óleo da panela com papel toalha (depois jogue o papel no lixo orgânico).

5.Quando a garrafa estiver cheia, é só levar no ponto de coleta mais perto da sua casa.

Do ponto de coleta, o óleo de cozinha usado vai para usinas de reciclagem. Caio Matos David, gerente de projetos do Instituto Triângulo, explica que o óleo chega até a usina de reciclagem do Instituto por meio da logística de recolhimento que busca o óleo nos pontos de coleta.

"São aproximadamente 60 mil litros de óleo que nós coletamos mensalmente", diz Caio. O óleo é transformado em sabão ecológico na usina e outra parte dele é destinada pra produção de biodiesel.

Foto: Climatempo

 

O Foco Ambiental também foi conferir como podemos ter uma casa sustentável! Confira aqui!

Produção do sabão ecológico

Após a filtragem, o óleo é destinado para a produção de sabão ecológico. Ele passa por um misturador. É adicionada soda cáustica e outros insumos. O processo de homogeneização demora cerca de 15 minutos. A partir daí a mistura é colocada em formas de descanso, onde fica por 24 horas. Após a secagem, ele vai pra mesa de extrusão. Em seguida, já ganha o formato final.

Foto: Climatempo
Foto: Climatempo

Vantagens do sabão ecológico 

O sabão ecológico é 90% biodegradável, então quando comparado com o sabão convencional, que é 40% a 60% biodegradável. Ele tem um ganho ambiental muito maior e se decompõe muito mais rápido no meio ambiente. Ele pode ser utilizado para lavar louça, ou lavar roupa. 

Troca de óleo usado por sabão

O sabão pronto retorna ao ponto de coleta, onde a população pode trocar dois litros de óleo de cozinha usado por um kit com dois sabões ecológicos. 

Foco Ambiental: Você sabia que se as abelhas desaparecessem da terra, a humanidade poderia não sobreviver? Veja a reportagem!

Pontos de coleta

Atualmente o Instituto Triângulo tem 3200 pontos de coleta divididos entre os estados de São Paulo, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul. 

Encontre no site do Instituto Triângulo o ponto de coleta mais perto da sua casa! 

Para encontrar mais pontos de coleta pelo Brasil, clique aqui!

E você, já recicla seu óleo de cozinha? Conta pra gente! 

 

Sugestões de pauta ou denúncias ambientais podem ser enviadas para o nosso e-mail:focoambiental@climatempo.com.br

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade