Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Topos da Mantiqueira: a travessia da Serra Fina/Pedra da Mina

Um dos mais difíceis trekking de montanha do Brasil. No outono/inverno, a qualquer hora pode surgir a oportunidade para subir uma nova montanha.

23 jul 2020 - 20h48
(atualizado em 23/7/2020 às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Este é um dos mais difíceis trekking de montanha do Brasil e se alcança a Pedra da Mina, um dos pontos mais altos do Brasil

Quando chega o outono, montanhistas e andarilhos deixam as mochilas semiprontas. A qualquer hora pode surgir a oportunidade para subir uma nova montanha ou refazer caminhos já trilhados.

Cada viagem é única e sempre tem alguma coisa diferente para ver, experimentar e aprender, mesmo na montanha já conquistada ou na trilha um dia experimentada. O tempo é sempre outro e os matos nunca são os mesmos. Depois de uma temporada de chuva, muitas trilhas simplesmente desaparecem e precisam ser reabertas.

Caminhos da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira se divide entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro e é uma das regiões mais procuradas para a prática do montanhismo no Brasil. Possui muitos trajetos com diferentes graus de dificuldade. É na Mantiqueira, no lado do Rio de Janeiro, que está um dos picos mais conhecidos dos brasileiros, o pico das Agulhas Negras, no Parque Nacional de Itatiaia, região dos municípios fluminenses de Resende e Itatiaia. O Agulhas Negras é o quarto pico mais alto do Brasil com 2790,94m (IBGE, 2016, Wikipédia).

As fotos são de um trekking no Parque Nacional de Itatiaia nos primeiros dias de maio de 2017.

Foto: Climatempo

Foto de Beatriz Pegorim, Parque Nacional do Itatiaia, Itatiaia (RJ)

Foto: Climatempo

Foto de Beatriz Pegorim, Parque Nacional do Itatiaia, Itatiaia (RJ)

Mas um dos mais famosos, desejados, bonitos e difíceis circuitos da Mantiqueira é conhecido como a "Travessia da Serra Fina" , que trilha os cumes das montanhas entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, alcançando altitudes em torno de 2700 metros.

Foto: Climatempo

Foto de Rafael Kosoniscs, Serra Fina (SP/MG/RJ), junho 2015

Fazer a Serra Fina não é para iniciantes. Exige preparo físico para quatros dias, em média, de caminha puxada, com subidas fortes e carregando nas costas todo o aparato para camping, incluindo a água que é escassa por lá. Na seca é difícil, no molhado é quase inviável.

Foto: Climatempo

Foto de Rafael Kosonisc, travessia da Serra Fina (SP/MG/RJ),junho 2015

Confira a previsão para a região de Passa Quatro e de Itamonte, que são as cidades de referência para fazer o circuito da Serra Fina.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo e planejamento

A previsão do tempo ajuda você a proteger sua vida e principalmente a planejar sua aventura para que você tenha a roupa, o calçado e a comida certos na hora que estiver fazendo sua caminhada radical. Você pode até mesmo mudar os planos, remarcar a viagem se o tempo não estiver favorável. Pode cair um temporal, mas com a previsão meteorológica, sabendo com antecedência da possibilidade do temporal, você pode se preparar e levar tudo que precisa para fazer sua viagem com segurança.

O outono-inverno são as estações preferidas dos montanhistas justamente porque a chance destas complicações do tempo acontecerem é baixa. Mas isto não quer dizer que o tempo nunca fica instável nestas estações.

No site da Climatempo você tem a previsão do tempo detalhada para 5 dias, para todas as cidades do Brasil, além de uma tendência para 10 e até 15 dias. Esta tendência pode ter grandes mudanças de um dia para outro. A previsão para 5 dias é mais estável.

Deixe nos comentários a sua experiência pelas montanhas do Brasil. 

Boa caminhada!

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade