2 eventos ao vivo

Terra registra seu 7º mês de janeiro mais quente

A cobertura de gelo marinho polar ficou abaixo da média no mês

19 fev 2021
15h51
atualizado às 16h23
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Foto: NOAA

Fiel à tendência, a Mãe Terra começou 2021 com um janeiro ameno que classificou o sétimo mês mais quente no recorde de temperatura, de acordo com cientistas  dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.

O calor também afetou o gelo marinho, com cobertura de gelo abaixo da média observada em ambas as extremidades do planeta. Aqui está um resumo do último relatório climático global mensal da NOAA:

Clima em números - Janeiro de 2021

A temperatura global da terra e da superfície do oceano em janeiro foi 1,44 grau F (0,80 grau C) acima da média do século 20, tornando-o o 7º janeiro mais quente no recorde climático de 142 anos. O mês passado foi o 45º janeiro consecutivo e o 433º mês consecutivo com temperaturas, pelo menos nominalmente, acima da média do século XX.

Foto: Climatempo

Um mapa do mundo com anotações plotado com alguns dos eventos climáticos mais significativos que ocorreram durante janeiro de 2021. 

Por favor, veja a história abaixo, bem como o resumo do relatório da NOAA NCEI em http://bit.ly/Global202101. (NOAA NCEI)

Calor quase recorde para alguns continentes 

A África e a América do Norte tiveram seu janeiro mais quente e o segundo mais quente, respectivamente, desde que os registros regionais começaram em 1910. Enquanto isso, grande parte do norte da Ásia estava pelo menos 3,6 graus F (2,0 graus C) abaixo da média, em forte contraste com a maior parte de 2020, quando a região estava bem acima da média.

A cobertura de gelo marinho polar era muito pequena

A extensão (cobertura) do gelo marinho do Ártico durante janeiro foi de 6,5% abaixo da média de 1981-2010, tornando-se a sexta menor extensão de janeiro em um recorde de 43 anos. A cobertura de gelo do mar da Antártica foi 6,6% abaixo da média e empatada com janeiro de 2007 como a 13ª menor. Janeiro de 2021 marcou o sexto janeiro consecutivo com gelo do mar Antártico abaixo da média.

A cobertura de neve estava quase normal

A extensão da neve no hemisfério norte em janeiro de 2021 foi quase normal para esta época do ano. Para a América do Norte, a cobertura de neve foi ligeiramente acima da média, enquanto a Eurásia teve uma cobertura ligeiramente abaixo da média.

Veja também:

Previsão Brasil - Temporais no centro-sul do BR
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade