PUBLICIDADE

Tempo vira no RJ no fim de semana

Verão termina com queda nas temperaturas

17 mar 2017 - 15h25
(atualizado em 18/3/2017 às 00h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Cariocas e fluminenses podem se preparar para uma virada no tempo no durante este fim de semana. Dois sistemas meteorológicos, uma frente fria e um cavado nos níveis médios da atmosfera, vão contribuir para o retorno da chuva, que virá com forte intensidade e volumosa. Além disso, o último dia do verão 2017 vai ser com queda nas temperaturas. 

Foto: Climatempo

Risco de temporais neste sábado 

Uma nova frente fria avança pelo litoral do Rio de Janeiro neste sábado (18). No sul do Estado e o Grande Rio já podem esperar por chuva forte pela manhã. Mas a maior parte do estado ainda terá aberturas de sol com aumento da nebulosidade. A partir da tarde, o alerta é para temporais, com raios e rajadas de vento. Só no norte fluminense, a chuva deve ser mais localizada. 

Chuva se intensifica no domingo

A frente fria será desviada para alto mar na altura do Rio de Janeiro no domingo (19), ao mesmo tempo que um cavado nos níveis médios da atmosfera vai provocar um grande aumento da instabilidade sobre o estado. Todo o centro-sul fluminense, inclusive o Grande Rio, vai sentir a intensificação da chuva. "Vai ser um dia chuvoso, com chuva grossa em alguns momentos e que acumula grandes volumes", alerta a meteorologista Fabiana Weykamp. As temperaturas diminuem e a tarde será bem amena.

No norte fluminense, o tempo ainda fica um pouco abafado, também com previsão de chuva forte. Na segunda-feira (20), entrada oficial do outono, o cavado se desloca e todo o norte do estado e a Região dos Lagos permanecem em alerta para mais chuva de forte intensidade. Por outro lado, no Grande Rio e no sul fluminense, a chuva tende a enfraquecer. 

Alerta especial no litoral do Rio de Janeiro  

De todo o estado do Rio de Janeiro, o alerta principal é para as áreas litorâneas. Muita chuva está prevista para o fim de semana. Em poucos dias, o acumulado pode alcançar 100 mm em cidades do litoral, o que pode causar transtornos como alagamentos e deslizamentos.

O mar também vai ficar muito agitado, especialmente no domingo e há risco de ressaca. A agitação marítima, com ondas elevadas, permanece na segunda-feira. 

Veja também:

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade