PUBLICIDADE

Climatempo

Temperatura abaixo de 0°C no Rio Grande do Sul

Porto Alegre registra recorde de frio para 2019 pelo segundo dia consecutivo. Frio diminui amanhã e volta a chover no RS.

27 jun 2019 - 11h56
Compartilhar
Exibir comentários

Como previsto pela Climatempo, Porto Alegre bateu recorde de frio para 2019 novamente na madrugada desta quinta-feira, 27 de junho, e pelo segundo dia consecutivo. Muitas áreas do Rio Grande do Sul amanheceram com temperatura do ar próxima de 0°C, condição que permite a ocorrência de geada de moderada a forte intensidade. A temperatura do ar é medida a 1,5 metros do solo. Na relva, a temperatura é mais baixa.  Houve geada também em Porto Alegre, como foi previsto.

Recorde de frio em Porto Alegre

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 3,6°C de temperatura mínima em Porto Alegre nesta quinta-feira, 27 de junho. Foi a menor temperatura de 2019 até agora e a madrugada mais fria na capital do Rio Grande do Sul desde 27/8/2018, quando a mínima foi de 3,5°C. O recorde anterior menor temperatura em 2019 era de 8,4°C registrados ontem, 26 de junho. Assim, como previsto, Porto Alegre bateu o recorde de frio para este ano pelo segundo dia consecutivo. Em 2018, a menor temperatura do ano foi de 2,6°C em 17/6/2018.

Ontem, a capital gaúcha teve recorde de tarde mais fria, com menor temperatura máxima do ano que foi de 13,6°C. 

Foto: Climatempo

Foto de Andre C., Porto Alegre (RS)

Por que o frio aumentou? 

 O frio da madrugada de hoje foi maior em relação à ontem em praticamente todo o Rio Grande do Sul porque o centro da massa de ar de origem polar, que é a região de frio mais intenso, passou sobre o estado.  

Muitas áreas do Rio Grande do Sul amanheceram esta quinta-feira com temperatura entre 0°C e 2,0°C e até abaixo de 0°C. São temperaturas muito baixas e esta é uma situação propícia para geada generalizada, até de moderada a forte em vários locais.

Confira algumas temperaturas muito baixas registradas pelo INMET e pelo Epagri-Ciram no Sul do Brasil

Cidade (UF)

T mim (°C)

Santana do Livramento (RS)

-0,7

Serafina Correa (RS)

-0,5

Quaraí (RS)

-0,3

Dom Pedrito (RS)

-0,2

Alegrete (RS)

0,3

Caxias do Sul (RS)-Epagri

0,4

Canela (RS)

0,5

São Gabriel (RS)

0,7

Bagé (RS)

0,8

Santa Maria (RS)

0,8

Rio Grande (RS)

0,8

Jaguarão (RS)

0,9

A menor temperatura no Brasil e no Rio Grande do Sul hoje foi de -0,7°C em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Ontem, a menor temperatura no país foi de -1,1°C em Quaraí, na mesma região gaúcha.

A menor temperatura em Santa Catarina foi de 6,1°C em Bom Jardim da Serra. Em Florianópolis, a temperatura mínima foi de 12,4°C.

No Paraná, a menor temperatura hoje foi de 9,0°C em Clevelândia. Em Curitiba, a mínima foi de 11,9°C.

A grande quantidade de nuvens sobre estes dois estados evitou o resfriamento acentuado do ar na madrugada desta quinta-feira.

O INMET registrou geada forte em Pelotas e moderada em Bagé. Geou fraco em Porto Alegre, em Santa Vitória do Palmar e em Santa Maria.

Menos frio na sexta-feira

A madrugada da sexta-feira, 28 de junho, será muito menos fria do que a de hoje. A temperatura terá grande elevação por dois motivos principais: o centro da massa de ar frio polar vai para o mar e um grande aumento da nebulosidade e chuva são esperados para o Rio Grande do do Sul.

O afastamento do centro da massa de ar frio naturalmente facilita o aquecimento do ar. O aumento da nebulosidade vai evitar um resfriamento do ar acentuado pelo processo natural de perda radiativa.

O Rio Grande do Sul pode ter chuva forte nesta sexta-feira. Veja como fica a previsão do tempo para Sul do Brasil nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade