PUBLICIDADE

Climatempo

Sul do BR tem muita chuva e frio nos próximos dias

Forte frente fria associada a um ciclone extratropical e a uma intensa massa de ar polar passa sobre a Região nos próximos dias

21 mai 2019 - 16h25
Compartilhar
Exibir comentários

O Sul do Brasil fica em alerta nos próximos para eventos de chuva forte e volumosa, raios e  ventania, com rajadas que podem alcançar até 100 km/h, e muito frio. O motivo da situação meteorológica preocupante é a passagem de uma frente fria, mas que vem associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar e também a passagem de um forte ciclone extratropical sobre a Região Sul.

O Rio Grande Sul começou a sentir as pancadas de chuva moderadas a fortes desde a tarde da segunda-feira, 20 de maio. Várias áreas do estado acumularam de 30 mm a 55 mm em 24 horas (entre 15 horas de 20 de maio e 15 horas de 21 de maio), de acordo com o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

Mas é a partir desta quarta-feira, 22 de maio, e até a noite da sexta-feira, 24 de maio, que as áreas de instabilidade se intensificam sobre a Região Sul e a chuva aumenta muito podendo causar transtornos para a população.

Nesta quarta-feira, 22 de maio, a maior preocupação é com a chuva forte, raios e rajadas de vento de até 100 km/h no centro-norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, e no centro-sul e oeste do Paraná.

Durante a quinta-feira, 23 de maio, um ciclone extratropical se organiza entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e potencializa o risco de temporais. Ficam em alerta para ventania e chuva forte todo o estado do Paraná, o centro-leste de Santa Catarina, e o sul e leste do Rio Grande do Sul.

No decorrer da sexta-feira, 24 de maio, esse ciclone se aprofunda e provoca a entrada de ventos fortes constantes na costa do Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva volumosa em todo o litoral gaúcho, com destaque para o litoral norte, e na Grande Porto Alegre. Há potencial para alagamentos, transbordamentos e deslizamentos de barreiras.

Foto: Climatempo

Foto de Rafael Santana, Carazinho (RS)

Frio intenso

A chuva e o excesso de nebulosidade começam a baixar a temperatura no Sul do Brasil nesta quarta-feira, 22 de maio. Mas é a partir da quinta-feira, 23, que o ar frio de uma nova massa de ar polar se espalha sobre a Região e faz a temperatura despencar. O resfriamento será ainda maior durante a sexta-feira.

Tanto na quinta como na sexta-feira, a sensação de frio no Sul do Brasil será muito grande. Além da falta do sol, chuva e do ar frio, o vento moderada a forte vai aumentar a sensação térmica de frio.

Fim de semana gelado

O sol volta a predominar no Sul do Brasil já no sábado e o fim de semana terá pouca chuva. Mas o frio será intenso, pois o centro da massa de ar frio, que é a região mais fria do sistema, vai passar sobre a Região Sul

Todas as capitais do Sul podem ter recordes de frio na madrugada e à tarde de quinta-feira, 23, até o domingo, 26 de maio.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade