PUBLICIDADE

Climatempo

Sul do BR pode ter calor de quase 40°C no fim de semana

Porto Alegre pode bater recorde de calor para 2019. Frente fria aumenta as condições para chuva a partir do domingo

11 out 2019 - 18h50
Compartilhar
Exibir comentários

A tarde de 11 de outubro foi a quinta mais quente de 2019 em Porto Alegre. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima aferida às 15 horas foi de 36,8°C. Mas a máxima do dia 11 de outubro poderá ser ainda mais alta após a nova leitura de temperatura que será feita às 21 horas.  O recorde atual calor em Porto Alegre é de 38,5°C em 2 de janeiro. 

Confira as cinco maiores temperaturas registradas pelo INMET em Porto Alegre em 2019, até 15 horas de 11/10/2019

38,5°C em 2 de janeiro

38,4°C em 30 de janeiro

37,3°C em 29 de janeiro e em 9 de fevereiro

36,8°C em 11 de setembro

36,7°C em 31 de janeiro

Fornoalegre e Saunamaria

Embora seja capital de um dos estados mais frios do Brasil, Porto Alegre, e todo o Rio Grande do Sul, pode ficar muito quente em dias de primavera e no verão. E não é calor de 32°C. As temperaturas podem beirar os 40°C!

O calor intenso acontece em particular depois de alguns dias ensolarados, sem ou com pouca influência de ar polar, com predomínio de vento quente sobre o Rio Grande do Sul antes da chegada de uma frente fria.

Em dias extremamente quentes, os gaúchos chamam Porto Alegre de Fornoalegre e é assim que a capital gaúcha vai ficar neste fim de semana. Há possibilidade de novo recorde de calor neste sábado, 12 de outubro.

Outra cidade do Rio Grande do Sul que foi batizada por causa dos dias de calor extremo é Santa Maria, na região central do estado. Por causa do relevo local, Santa Maria esquenta demais e vira "Saunamaria". 

Foto: Climatempo

Foto de Gisele, Abelardo Luz (SC)

Muito calor no Sul do Brasil

Toda a Região Sul do Brasil esquentou muito nos últimos dias. Na sexta-feira, 11, o INMET registrou 37,4°C em Campo Bom, a Grande Porto Alegre, a maior temperatura na Região Sul neste dia. Em Santa Catarina, a maior temperatura foi de 36,1°C em Urussanga. No Paraná, a maior temperatura foi de 37,1°C em Marechal Cândido Rondon.

A previsão para o fim de semana é de que o calor aumente em toda a Região. Temperaturas entre 37°C e 40°C poderão ocorrer nos três estados, especialmente durante o sábado, 12 de outubro.

Pancadas de chuva

Todo o Sul do Brasil tem muito sol e muito calor neste sábado, 12. O tempo seco e quente vai predominar na Região. Tem previsão de algumas pancadas de chuva à tarde ou à noite para o sul do Rio Grande do Sul por causa da chegada de uma frente fria. 

Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer à tarde no noroeste do Paraná por causa do calor intenso.

No domingo, 13, a frente fria avança para o litoral sul de Santa Catarina e as pancadas de chuva poderão ocorrer a partir da tarde em todos os estados. Há risco de chuva forte em várias áreas do Rio Grande do Sul. 

O calor ainda será intenso, mas as temperaturas no Rio Grande do Sul já terão uma ligeira queda por causa do aumento da nebulosidade e da chuva.

Durante o fim de semana podem ocorrer fortes rajadas de vento variando de 70 km/h a 90 km/h.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade