PUBLICIDADE

Climatempo

Sudeste tem muita chuva esta semana

Formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul mantém o tempo muito instável especialmente sobre RJ, MG e ES

20 nov 2017 - 22h20
(atualizado em 27/11/2017 às 13h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A semana começou com chuvarada sobre o estado do Rio de Janeiro e em muitas áreas de Minas Gerais por causa das áreas de instabilidade associadas com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Até o fim da semana, os estados da Região Sudeste ainda terão muita chuva e os maiores volumes devem ser acumulados sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Uma frente fria que está semi-estacionária na costa do Rio de Janeiro será reforçada por outra frente fria durante a quarta-feira, 22 de novembro.

Em 24 horas, entre 21 horas do dia 19 e 21 horas do dia 20 de novembro, alguns locais no estado do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio, acumularam de 100 a 140 mm de chuva. Várias áreas entre a Grande Belo Horizonte e a Zona da Mata Mineira receberam cerca de 50 mm. No começo da noite da segunda-feira, tempestades ocorreram entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 39,2 mm em apenas 1 hora na região do cabo de São Tomé e em Alegre, no sul do Espírito Santo, choveu 61 mm em 2 horas!

Foto: Climatempo

Chuva continua

A Climatempo alerta para a continuidade e persistência da chuva ao longo desta semana. Grandes volumes ainda devem ser observados especialmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Em São Paulo, os maiores acumulados de chuva até o fim da semana devem ocorrer em regiões paulistas próximas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

O grande volume de chuva acumulado nos próximos dias pode acarretar o encharcamento do solo, elevação e possível transbordamento de rios e córregos.

Foto: Climatempo

Estimativa de chuva para o Sudeste do BR de 21 a 25 de novembro de 2017

Na capitais, a chuva aumenta na região da Grande São Paulo nos dias 21 e 22 e depois a semana segue com predomínio de tempo seco. No Rio de Janeiro, os dias com menor chance de chuva são a sexta, 23, e o sábado, 24 de novembro. Em Belo Horizonte, o risco de chuva forte é alto em todos os dias até o fim da semana. Em Vitória, a menor chance de chuva é na quarta-feira.

Mais chuva no fim de novembro

Do dia 25 ao dia 27 de novembro, a chuva deve diminuir sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e sobre o Espírito Santo ocorrendo de forma mais esparsa e em forma de pancadas. Mas entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, há previsão de nova intensificação das áreas de instabilidade e a chuva volta volumosa sobre o Sudeste.

Foto: Climatempo

Foto de Gleidson, Braúnas (MG)

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade