PUBLICIDADE

Climatempo

SP pode ter mais temporais nesta quinta

Risco de chuva forte aumenta também sobre a Grande SP. Frente fria chega ao litoral paulista da sexta.

12 dez 2019 - 06h50
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva caiu pesada ontem no norte do estado de São Paulo e a capital paulista voltou a ter alagamentos, embora em menor quantidade e com menos gravidade do que na terça-feira. 

Todo o  estado de São Paulo tem mais chuva nesta quinta-feira, 12 de dezembro, e o risco de chuva forte é alto amanhã com a chegada de outra frente fria ao litoral paulista.

Mais chuva nesta quinta-feira

Mesmo com previsão de períodos com sol e elevação da temperatura, esta quinta-feira (12) ainda é de alerta para temporais no estado de São Paulo. O ar já está muito úmido e o maior aquecimento desta quinta-feira vai até estimular a formação de nuvens carregadas por todo o estado. Na capital, a sensação de calor será maior, com a temperatura chegando perto dos 30°C no começo da tarde.

Tem previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde e à noite em todas as regiões do estado de São Paulo. A chuva volta a cair forte também em áreas da Grande São Paulo

O risco de novos alagamentos não pode ser descartado nesta quinta.

Na sexta-feira (13), a chegada de uma nova frente fria reforça todas as áreas de instabilidade os temporais retornam também à Região Metropolitana.

Muita chuva no norte de SP

O norte de São Paulo foi a região do estado que teve a chuva mais forte e volumosa na quinta-feira, dia 11. 

O INMET registrou 63,2 mm em Franca e 58,6 mm acumulados sobre Barretos. 

Nesta quinta-feira, 12, as pancadas de chuva no norte do estado podem começar já pela manhã.

Foto: Climatempo

Foto de Angelica Jensen, Piracicaba (SP)

Balanço da chuva em SP em 11/12//19

A chuva foi generalizada, mas na maior parte do tempo caiu fraca a moderada. Em alguns locais choveu forte, como no Butantã. Desta vez não houve transbordamento de nenhum córrego. 

Por volta das 21 horas, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo - contabilizava 17 alagamentos (foram 35 na terça, 10) na cidade de São Paulo.

Confira quanto choveu em sobre São Paulo na tarde e noite de 11/12/2019, de acordo com a medição do CGE entre 15 horas e 22 horas. 

Bairro

Chuva    (mm)

Butantã

62,2

Penha/Rincão

27,0

Sé- CGE

26,2

Moóca

20,4

Lapa

18,2

Vila Maria/Vila Guilherme

17,6

Anhembi

14,6

Santo Amaro

14,6

Vila Mariana

13,2

Campo Limpo

12,4

Santana

11,8

Cidade Ademar

10,0

Os demais locais onde o CGE faz medição regular acumularam menos de 10 mm de chuva entre 15 horas e 22 horas.

O INMET - Instituto Nacional de Meteorologia registrou 11,0 mm no Mirante de Santana, em neste mesmo período, de acordo com a medição automática.

Confira os maiores acumulados de chuva registrados pelo SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo, na rede telemétrica do Alto Tietê

Rio Pinheiros - Ponte Cid. Universitária: 46,2 mm

Córrego Jaguaré - Rua Jorge Ward: 35,8 mm

Córrego Rincão - Montante piscinão: 21,8 mm

Rio Aricanduva  Foz - Rua Alfredo Frazão: 26,0 mm

Rio Tietê - Ponte do Limão: 11,6 mm

Chuva na capital em dezembro

O INMET Registro 40,8 mm no Mirante de Santana, entre 9h do dia 10 e 9 h de 11 de dezembro. Foi a maior quantidade de chuva em 24h desde 4-5 de julho quando choveu 123,6 mm em 24 horas.

No total, o Mirante acumula 62,6 mm, que representam apenas 28% da média de chuva normal para dezembro que é de aproximadamente 224 mm.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade