PUBLICIDADE

Setembro termina com tempestade e ventania no Sul do Brasil

Até o fim de semana, fortes áreas de instabilidade se formam sobre a Região. Chuva forte e volumosa pode causar transtornos, e há potencial para granizo.

26 set 2021 12h24
| atualizado em 28/9/2021 às 13h48
ver comentários
Publicidade

Foto: iStock

Nesta quarta-feira (29), a frente fria que se formou sobre a costa da Região Sul se desloca em direção ao Sudeste. Mesmo assim, as áreas de instabilidade ainda podem provocar temporais, especialmente durante a madrugada e a manhã, no estado de Santa Catarina. Ao longo do dia, também pode chover em áreas do norte gaúcho, no leste do Paraná (inclusive em Curitiba) e em parte do sul e oeste do estado, como nas regiões de Guarapuava e Foz do Iguaçu. À tarde, pancadas de chuva isoladas também devem atingir o norte paranaense.

Já na metade sul do Rio Grande do Sul, a quarta-feira será um dia marcado por sol entre muitas nuvens, com temperaturas mais baixas em relação aos últimos dias. Em Porto Alegre e em Santa Maria, o amanhecer será com chuviscos. No entanto, todas as áreas do estado ficam em alerta para fortes rajadas de vento, que variam de 40 a 60km/h ao longo do dia.

Setembro termina com chuva volumosa na Região Sul

Na quinta-feira, dia 30 de setembro, novas áreas de instabilidade se formam no Sul do Brasil, devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai. A chuva mais intensa e volumosa, com potencial para granizo, se concentra especialmente no oeste do Rio Grande do Sul, inclusive nas regiões de São Luiz Gonzaga e Uruguaiana. Ao longo do dia, os temporais também irão atingir outras áreas do estado, como Santa Maria e Porto Alegre, e até o centro-oeste de Santa Catarina. Além da chuva, fortes rajadas de vento também serão observadas.

A chuva também acontece, principalmente a partir da tarde, no centro-sul do Paraná. Já nas capitais Florianópolis e Curitiba, a previsão é de tempo bastante instável, mas com pouca chuva.

Primeiros dias de outubro serão de alerta 

Na sexta-feira (1), a previsão é de temporais a qualquer hora especialmente em Santa Catarina e na metade sul paranaense. No sábado (2), fortes áreas de instabilidade se formam e novamente provocam chuva volumosa, dessa vez sobre o estado do Paraná.

Fique ligado no site da Climatempo para novas atualizações.

Climatempo
Publicidade
Publicidade