PUBLICIDADE

Climatempo

Semana com temporais no Sul do Brasil

Áreas de instabilidade ficam bloqueadas sobre a Região por vários dias

23 jul 2019 - 00h18
Compartilhar
Exibir comentários

A semana é de alerta para temporais nos estados do Sul do Brasil. Até a sexta-feira, 26 de julho, a chuva mais frequente e volumosa ocorre sobre o Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, as condições para chuva aumentam na quarta-feira, 24. A menor chance de temporais é para o norte e para o leste do Paraná. 

Além da chuva, os próximos dias são de alerta para vento forte na Região Sul, mesmo sem estar chovendo.

Instabilidade bloqueada

A circulação de ventos sobre a América do Sul, em vários níveis da atmosfera, vai bloquear as áreas de instabilidade de uma frente fria sobre a Região Sul nos próximos dias. A persistência de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai vai colaborar para espalhar nuvens carregadas especialmente sobre o Rio Grande do Sul.

Entre as quinta, 25, e a sexta-feira, 27 de julho, um ciclone extratropical se forma entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai aumentando o risco de chuva volumosa e de ventania neste estado.

Foto: Climatempo

Foto de Claudia Edna, Santa Maria (RS)

Previsão

Para esta terça-feira, 23 de julho, a previsão é de tempo muito instável sobre todo o Rio Grande do Sul. As fortes pancadas de chuva podem ocorrer a qualquer hora acompanhadas de raios e de ventos fortes. As rajadas podem chegar aos 90 km/h. Rajadas de 86 km/h ocorreram ontem em Santa Maria, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

O alerta é para chuva forte e vento forte também na Grande Porto Alegre.

Santa Catarina e o Paraná ainda têm várias horas com sol e tempo seco nesta terça-feira, mas o oeste e o sul dos estados podem ter pancadas de chuva e raios à tarde e à noite. Pode chover e ventar forte. As rajadas podem variar de 70 km/h a 90 km/h.

As outras regiões destes estados passam o dia com sol e aumento de nebulosidade, mas sem a chuva. Porém, pode ventar forte mesmo sem estar chovendo.

Não de chover em Florianópolis e em  Curitiba por enquanto.                                     

O risco de chuva forte e volumosa sobre regiões de Santa Catarina e do Paraná é maior a partir da quarta-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade