PUBLICIDADE

Climatempo

Sábado de alerta para temporais no leste de SC e do PR

Baixa pressão ainda colabora para a formação de nuvens carregadas

15 fev 2019 - 17h38
Compartilhar
Exibir comentários

As áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraná vão continuar colaborando para a formação de nuvens carregadas sobre a Região Sul do Brasil.

Neste sábado, o sol aparece e a partir da tarde ocorrem pancadas de chuva de forma isolada no oeste, sul e sudeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No leste e norte gaúcho, a chuva acontece a qualquer hora e de forma persistente com rajadas de vento que podem alcançar os 60km/h. Em Florianópolis, Vale do Itajaí e Curitiba, o predomínio é de céu nublado com alerta para temporais. 

No domingo, a baixa pressão ainda persiste e ajuda a organizar áreas de instabilidades sobre o norte do Rio Grande do Sul, oeste e centro de Santa Catarina, Curitiba e litoral do Paraná. Na faixa litorânea de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, o vento úmido que sopra do mar deixa o tempo nublado e chuvoso. 

Na região de Passo Fundo (RS), no sul, centro e oeste do Paraná, o sol aparece e por causa do forte aquecimento ocorrem pancadas de chuva de forma isolada acompanhada de raios. 

No sul do Rio Grande do Sul e a região de Fronteira, o ar fica mais seco, o sol aparece e não chove.     

Últimos volumes de chuva 

Fortes áreas de instabilidade provocaram chuva volumosa em várias áreas do Sul do Brasil. Nas últimas 24 horas (entre 14h de ontem e 14h desta sexta-feira), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou acumulado de aproximadamente 148,6 mm em Xanxerê (SC), 109,0 mm em Clevelândia (PR), 96,6 mm em Erechim (RS) e 75 mm em Joaçaba. Várias outras áreas da Região também tiveram volumes de chuva acima de 60 mm neste período.

Foto: Climatempo
Foto: Filipe Souza - Araranguá - SC
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade