PUBLICIDADE

Rio Grande do Sul deve colher a maior safra de Inverno

Condições do clima positivas para os próximos meses anima o produtor

30 jun 2021 12h16
ver comentários
Publicidade

Fonte: iStock

O Rio Grande do Sul irá colher sua maior produção das culturas de inverno, nesta safra 2021, de 3,7 milhões de toneladas de trigo, cevada, canola e aveia branca, segundo dados da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

A previsão de uma safra de inverno robusta, com condições climáticas positivas para os próximos meses, os preços num patamar bom e elevado, a tecnologia que vem chegando ao longo dos anos, o acesso à assistência técnica, todo o planejamento e profissionalismo são responsáveis por essa estimativa de uma supersafra de inverno.

De acordo com o órgão, os principais grãos de inverno serão cultivados em 1,49 milhão de hectares (ha), totalizando a maior produção dos últimos anos, cuja previsão é de 3,7 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 10,8% em área e de 32,5% em produção, comparado ao ano anterior.

Trigo

Principal produto da estação, o trigo deverá ter uma produção de 2,89 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 37,81% em relação ao ano passado, que foi de 2,1 milhão de toneladas. Cultivado numa área de 1,08 milhão ha, 13,29% a mais do que na safra passada, que foi de 953,8 mil ha, o grão apresenta tendência de produtividade média de 2,6 ton/ha, 21,6% a mais do que a média da safra anterior, que foi de 2,2 ton/ha.

Concentrado nas regiões de Ijuí (303,4 mil ha), Santa Rosa (259,6 mil ha) e Frederico Westphalen (135,3 mil ha), chama a atenção o trigo ter aumentado 104,9% na área a ser cultivada na região de Pelotas, passando de 4,8 mil ha na safra passada para 9,9 mil ha nesta safra.

Canola

Outro destaque fica por conta do aumento expressivo na produção e produtividade da canola. A cultura cultivada em 40,1 mil ha, 15,73% a mais do que no ano anterior, deverá ter uma produção de 52,6 mil toneladas, o que representa 55,7% a mais do que na safra passada, refletindo no aumento de 34,5% na produtividade, que deve chegar a 1,3 ton/ha, contra a menos de uma tonelada na safra passada.

Previsão para o inverno 2021 - Região Sul

O inverno começa com temperatura alta na faixa norte da Região (PR), mas com o passar das semanas a frequência de massas de ar polar vai aumentando e o frio vai ganhando força. A previsão indica temperaturas inferiores ao que normalmente se observa para o período. A chuva será frequente, como é comum nesta época. Porém os volumes devem ficar abaixo da média histórica. O maior risco de geada e de neve é para agosto.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Publicidade
Publicidade