PUBLICIDADE

Climatempo

Região Sul: tendência do clima para a primavera 2020

Entenda como o fenômeno La Niña vai influenciar o Sul do Brasil nesta estação

20 set 2020 - 18h48
(atualizado em 22/9/2020 às 19h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A primavera de 2020 começou no dia 22 de setembro, às 10h31, no horário de Brasília, e prossegue até às 7h02 (Brasília)  do dia 21 de dezembro. 

Para a maioria das Regiões do Brasil, a primavera é uma estação de transição da seca e do frio do inverno para o calor e o ar úmido do verão. A palavra primavera vem do latim primo vere, que pode ser entendida como o "primeiro verão".  

Em quase todo o Brasil, primavera significa aumento da chuva e do calor, mas para a maioria das áreas do Nordeste, esta é a estação do calor intenso e da seca. A porção norte da Região Norte tem pouca chuva durante grande parte da primavera. 

Primavera com La Niña

Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

A expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração.

Primavera 2020 na Região Sul

O fenômeno La Niña, mesmo fraco, atua no sentido de reduzir a condições para chuva na Região Sul do Brasil. As frentes frias tendem a passar rapidamente sobre a Região deixando o ar seco. 

De todos os meses da primavera 2020, outubro é que dará mais chuva para o Sul do Brasil.

Entenda as cores nos mapas abaixo

Mapa de anomalia de precipitação

- os tons de azul representam anomalias positivas (chuva acima da média normal); os tons em laranja indicam anomalias negativas (chuva abaixo da média normal)

Mapa de anomalia de temperatura máxima

- os tons de azul representam anomalias negativas (temperatura abaixo da média normal); os tons em laranja indicam anomalias positivas (temperatura acima da média normal)

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sul do BR para outubro de 2020

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sul do BR para novembro de 2020

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação e de temperatura máxima no Sul do BR para dezembro de 2020

Veja a análise completa e as expectativas para a Primavera 2020 na Região Sul em vídeo, com o meteorologista Filipe Pungirum.

No episódio do podcast "O Clima entre Nós"  os meteorologistas da Climatempo Josélia Pegorim e Filipe Pungirum também comentam detalhes da primavera 2020 na Região Sul. Confira!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade