PUBLICIDADE

Região Sul do Brasil em alerta para mais temporais

Volumes de chuva entre 30 e 70 mm já foram registrados na fronteira com o Uruguai.

30 ago 2018 - 11h24
Compartilhar
Exibir comentários

Fortes áreas de instabilidade associadas a uma frente fria avançaram por cidades da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai provocando chuva, que já acumulou volumes elevados nas últimas 24 horas. A maior parte da chuva caiu entre a noite de ontem (29), a madrugada e a manhã desta quinta-feira (30). 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o maior volume foi de 74,8 mm em Jaguarão até às 10 horas da manhã. Em Santana do Livramento choveu 40,8 mm, em Bagé 46,6 mm, em Rio Grande 32,8 mm, em Santa Vitória do Palmar 27,8 mm e em Quaraí 26,8 mm

A frente fria avança lentamente pelo Rio Grande do Sul no decorrer do dia e ainda chove nas áreas de fronteira com o Uruguai, com moderada à forte intensidade. A partir da tarde, a instabilidade tende a se espalhar pelo centro do estado, depois pela Grande Porto Alegre e o norte gaúcho. Até a noite, a chuva pode ser forte, porém não tão generalizada como na fronteira. 

Grande Porto Alegre

Porto Alegre ainda tem um dia quente com a temperatura máxima próxima aos 28°C. Ontem, a temperatura chegou aos 29,5°C, pelo INMET e foi a maior temperatura na capital gaúcha desde o dia 29 de julho, quando a máxima alcançou 30,5°C.

Há previsão de pancadas de chuva com raios a partir do meio da tarde e nesta sexta-feira (31), o tempo vira de vez. Amanhã, a expectativa é de céu nublado e há risco de temporais desde cedo. 

Foto: Climatempo
Imagem de satélite mostra as áreas de instabilidade associadas à frente fria que avança lentamente pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. 

Mais temporais nesta sexta

O forte bloqueio do ar seco vai desviar a frente fria para o mar, mas um novo sistema de baixa pressão se organiza perto do Rio Grande do Sul. Mais instabilidades crescem e vão manter o tempo carregado nesta sexta-feira (31), sujeito a novos temporais por todo o estado gaúcho. 

O tempo também deve mudar no oeste e sul de Santa Catarina, com o aumento da nebulosidade e previsão de chuva, que pode começar já no período da manhã. Ainda demora para a chuva alcançar as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR) e as pancadas são esperadas só para o fim da tarde e noite.  

Foto: Climatempo
Foto: Nilviane Scheffer. Cruz Alta/RS
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade