PUBLICIDADE

Climatempo

Região Sudeste fica mais quente e mais seca

Outubro começa com diminuição de umidade e aumento do calor no Sudeste

30 set 2019 - 23h23
Compartilhar
Exibir comentários

Outubro começa com diminuição de umidade e aumento do calor na Região Sudeste de forma geral.  Uma grande massa de ar quente e seco ganha força sobre Região reduzindo as condições para chuva. Mas áreas de instabilidade vão chegar a São Paulo e a semana termina com condições para chuva neste estado.

Chuva à vista para SP

 Uma grande massa de ar quente e seco voltou a influenciar a Região Sudeste e deixa o tempo firme no estado de São Paulo nesta terça-feira, 1 de outubro. O sol forte predomina e e não há condições para chuva. 

Na cidade de São Paulo, a temperatura máxima pode passar um pouco dos 30°C. A umidade do ar fica baixa e chega a níveis críticos - entre 12% e 20% -  no oeste e norte do estado. Nas outras áreas, os níveis de umidade ficam entre 21% e 30%, com exceção ao litoral. 

O sol e o tempo seco ainda predominam na quarta-feira, 2 de outubro, mas o oeste de São Paulo poderá ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

Na quinta-feira, 3, as pancadas de chuva poderão ocorrer também na Grande São Paulo e em quase todas as regiões paulistas.

Muita umidade no ES

Nesta terça-feira, 1 de outubro, o tempo ainda fica bastante úmido no Espírito Santo. Todo o estado tem um dia com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora, mas em geral de fraca intensidade. Pode chover também em Vitória e a temperatura fica amena.

O ar úmido persiste sobre o estado porque ventos marítimos se intensificaram após a passagem de uma frente fria. A umidade tende a diminuir a partir de quarta-feira, quando os períodos com sol já serão maiores e a temperatura entra em elevação. Até o fim da semana, a região de São Mateus poderá ter um pouco de chuva.

Mais calor para MG

Em Minas Gerais, o sol forte e o calor já predominam nesta terça-feira. Na Grande Belo Horizonte e na maioria das regiões mineiras, o dia até amanhece com temperatura amena, mas o ar esquenta rapidamente o fim da manhã já é quente. 

Ventos marítimos ainda injetam ar úmido sobre o Vale do Rio Doce e sobre o Vale do Jequitinhonha. Por isso, muitas nuvens ainda se formam sobre estas regiões, mas não deve chover. O tempo volta a secar durante a quarta-feira.

O ar seca mais nas outras regiões mineiras. Níveis de umidade no ar de 15% a 20% devem ser observados nas horas mais quentes do dia em áreas do Triângulo Mineiro e do Sul de Minas.

Algumas áreas do Triângulo poderão ter pancadas de chuva na quinta ou sexta-feira.

Foto: Climatempo

Foto de Jo Moreno, Passa Quatro (MG)

Semana seca no RJ

A semana começou úmida e com temperatura amena no Rio de Janeiro, mas a tendência é de mais  sol e temperatura em elevação nesta terça, 1 de outubro. A previsão é de que a temperatura volte a passar dos 30°C em grande parte do estado, incluindo a cidade do Rio de Janeiro. O dia só amanhece com temperatura amena, mas logo esquenta.

Até o fim da semana, o estado do Rio de Janeiro fica mais quente e mais seco, sem previsão de chuva.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade