3 eventos ao vivo

Quando volta a chover em São Paulo?

Forte frente fria deve chegar a SP no fim da semana trazendo chuva e frio.

24 jun 2020
06h28
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A cidade de São Paulo Foi uma das três capitais brasileiras que registrou menos de 30% de umidade no ar na tarde de ontem,  segundo do Instituto Nacional Meteorologia. Às 15 horas terça-feira a umidade relativa do ar na capital paulista foi de apenas 29%,  igual a de Goiânia e abaixo de Cuiabá que registrou 26%.

O tempo seco vencendo uma marca do clima na região da Grande São Paulo e no estado de São Paulo, de forma geral,  há quase três meses. 

A quantidade de chuva que caiu sobre a cidade de São Paulo nos meses de abril e de maio ficou muito abaixo da média normal.  Em abril choveu apenas 7,4 mm,  sendo que a média é de 82 mm aproximadamente. 

Maio de 2020,  segundo cálculos do Instituto Nacional de meteorologia,  acumulou apenas 11,0 mm de chuva, sendo que a média de chuva normal é de 78,1 mm. Foi o segundo maio mais seco em 77 anos de medições na região do Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista.

A deficiência de chuva acumulada em abril e maio foi de 88%. Se tivesse chovido no mínimo o volume médio climatológico, a cidade de São Paulo teria recebido cerca de 160 mm. Porém, a contabilidade do pluviômetro mostrou que choveu só 18,4 mm nestes dois meses.

Desde o final de maio de março,  a única chuva realmente forte e generalizada sobre a cidade de São Paulo ocorreu entre os dias 6 e 7 de junho,  quando choveu 29 mm no Mirante de Santana.  Entre a noite do dia 6 e madrugada de 7 de junho de 2020 a chuva caiu forte em quase toda a cidade de São Paulo.

Foto: Climatempo

Foto de André C., São Paulo (SP)

Quando volta a chover em São Paulo?

Uma grande massa de ar seco ainda predomina sobre o Brasil e mantém a cidade de São Paulo e todo estado de São Paulo sem condições para chuva nesta quarta-feira, 24 de junho.

Amanhã, 25,  já há possibilidade de alguma chuva a partir da tarde na divisa de São Paulo com Paraná por causa de uma forte frente fria estará avançando sobre o Sul do Brasil.

Mas é só durante esta sexta-feira que esta frente fria vai conseguir avançar sobre São Paulo causando grande aumento de nuvens e aumentando as condições para chuva sobre todas as regiões do Estado.

Há previsão de chuva para muitas áreas da Grande São Paulo durante a sexta-feira, 26 de junho, e de Deve chover de forma generalizada no sábado.  durante o domingo apesar do predomínio de céu nublado, as condições para chuva já diminuem bastante.

Frio à vista

Além da falta de chuva e do ar muito seco,  a população da cidade de São Paulo também vem sentindo temperaturas acima do normal para esta época do ano. 

O calor acima do normal para junho  continua nesta próxima quinta-feira, 25.  Mas na sexta-feira,26, com a chegada da nova frente fria, a temperatura começa a baixar. 

O ar frio de origem polar vai atuar com força sobre o estado de São Paulo no próximo fim de  semana,  que será o primeiro do inverno,  mantendo a temperatura baixa e sensação de frio durante todo o sábado e o domingo. Veja como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo.

Veja também:

Previsão Brasil - Ar frio influencia o centro-sul do país
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade