PUBLICIDADE

Climatempo

Previsão para o inverno 2021 em todo o Brasil

Veja análise das condições dos oceanos Pacífico e Atlântico, como vão se deslocar as frentes frias e os mapas da previsão. Saiba quando poderá nevar.

19 jun 2021 - 00h46
Compartilhar
Exibir comentários

O solstício de inverno no Hemisfério Sul, que o início do inverno, acontece à 00h32 do dia 21 de junho e se estende até 16h21 de 22 de setembro, pelo horário de Brasília A data e horário do início e fim das estações do ano é definida por cálculos astronômicos e não pela Meteorologia.

Para falar sobre o como será o clima no inverno de 2021, o podcast O Clima entre Nós conversou com Ana Clara Marques, analista de clima da Climatempo. 

Encontre outros podcasts interessantes na playlist do O Clima entre Nós no site da Climatempo, nas principais plataformas de áudio e também no Youtube.

Boa escuta!

El Niño - Oscilação Sul (ENOS)

O fenômeno ENOS, abreviatura para El Niño - Oscilação Sul, importante modulador do regime de chuva sobre o Brasil, atualmente se encontra em neutralidade, de acordo com a agência norte-americana NOAA - Administração Nacional Oceânica e Atmosférica. Esse cenário deve permanecer até o início da próxima primavera. A fase neutra do ENOS não influencia o clima brasileiro.

Previsão para o inverno 2021 para as Regiões do Brasil

Região Sul

O inverno começa com temperatura alta na faixa norte da Região (PR), mas com o passar das semanas a frequência de massas de ar polar vai aumentando e o frio vai ganhando força. A previsão indica temperaturas inferiores ao que normalmente se observa para o período. A chuva será frequente, como é comum nesta época. Porém os volumes devem ficar abaixo da média histórica. O maior risco de geada e de neve é para agosto

Região Sudeste

Assim como em 2020, o inverno de 2021 tende a ser mais quente que a média no Sudeste do país. Apesar disso, algumas massas de ar frio são esperadas ao longo da estação, derrubando a temperatura especialmente entre SP e o Sul de Minas. São esperados dias de sol forte e temperatura alta para a época do ano intercalados com entradas de massas de ar polar. O frio não deve ser persistente e logo o sol volta a aparecer. É o período seco na maior parte da região e a chuva ainda deve ficar abaixo da média. O maior risco de geada  é para agosto

Região Centro-Oeste

A maior parte dos dias será de tempo aberto, com sol forte e temperaturas altas, como é comum na região. É o período seco, então a chuva já não é esperada. Apenas no MS ainda ocorrem algumas pancadas pela influência de frentes frias mais continentais. Algumas massas de ar frio conseguem chegar até as capitais de MS, MT e poucas conseguem chegar a Goiânia e Brasília, onde a temperatura fica bastante estável ao longo da estação. Há risco para ocorrência de eventos de geada no MS, mas no sul de GO é menos provável. O maior risco de geada  é para agosto

Região Nordeste

A chuva ainda é frequente na costa leste e norte da região no início da estação, mas diminui de intensidade com o passar dos meses. Há indicações de que as chuvas fiquem abaixo da média, principalmente entre o Rio Grande do Norte e Paraíba. O calor também aumenta ao longo do período, especialmente na faixa mais ao sul, onde a temperatura deve ficar acima da média histórica. No interior, o tempo seco e quente predomina e não há expectativa de chuva.

Região Norte

No geral, a região apresenta chuvas acima da média, embora o volume de chuva não seja muito significativo, pois é de se esperar um trimestre mais seco. Especialmente no extremo norte a chuva é bem regular, com volumes elevados para a época do ano. No centro-sul, o tempo seco predomina, com vários dias de sol, tempo aberto e temperatura até acima da média. Poucas massas de ar frio conseguem chegar ao sul da região e provocar eventos de friagem em RO, no AC e no sul do AM. As friagens só devem ocorrer em agosto.

Os mapas a seguir representam o resumo da previsão climática da Climatempo Meteorologia para o inverno de 2021 e pode ser diferente de outros institutos de meteorologia. Se você necessita de uma consultoria específica para a sua região, entre contato e faça um orçamento.

Previsão de anomalia de precipitação

Julho 2021

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação para julho de 2021

Agosto 2021

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação para agosto de 2021

Setembro 2021

Foto: Climatempo

Anomalia de precipitação para setembro de 2021

Previsão de anomalia de temperatura máxima e mínima

Julho 2021

Foto: Climatempo

Anomalia de temperatura para julho de 2021

 Agosto 2021

Foto: Climatempo

Anomalia de temperatura para agosto de 2021

 Setembro 2021

Foto: Climatempo

Anomalia de temperatura para setembro de 2021

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade