PUBLICIDADE

Climatempo

Previsão para o feriado de 1º de maio

Risco de pancadas de chuva para quase todo o Brasil. Veja as regiões com maior risco de temporal!

1 mai 2019 - 00h11
Compartilhar
Exibir comentários

O mês de maio começa com o feriado do Dia do Trabalho comemorado nesta quarta-feira, 1° de maio. Já vivemos mais de um mês do outono de 2019, mas as características da estação ainda não se estabeleceram sobre o Brasil. O ar quente e úmido predomina sobre o país, o que facilita a formação de nuvens carregadas e a ocorrência das fortes pancadas de chuva.

O feriado de 1° de maio será com ares de verão: Brasil quente e até com risco de temporais. O ar frio de origem polar não atinge o interior do país, mas a chuva e o excesso de nebulosidade vão baixar a temperatura em alguns estados.

Confira como fica o tempo no feriado de 1° de maio de 2019 em cada Região do país.

Região Sul

O feriado de 1° de maio de 2019 é com alerta para temporais nos três estados do Sul do Brasil. A maioria das áreas da Região tem um dia com nuvens carregadas e pancadas de chuva com raios. Há risco de temporal em todo o Paraná, em todas as regiões de Santa Catarina e na porção norte/nordeste do Rio Grande do Sul, onde está a Serra Gaúcha. O alerta para temporais vale também para Curitiba e Florianópolis.

Para Porto Alegre e para as demais áreas gaúchas, a previsão é de um dia com muitas nuvens, com chance de algumas aberturas de sol,  podendo garoar pela manhã no leste do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre.

O excesso de nebulosidade e a chuva deixam a temperatura amena durante todo o feriado.

Região Sudeste

A Região Sudeste do Brasil terá muito sol no feriado de 1° de Maio. A sensação de calor predomina e a temperatura supera os 30°C à tarde na maioria das áreas dos estados. O ar de outono é sentido só mesmo nas regiões serranas, mesmo assim, não tem previsão de frio intenso e faz calor à tarde.

Por causa do calor, nuvens carregadas crescem no decorrer do dia e provocam pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite

Não tem previsão de chuva para a faixa litorânea entre São Sebastião (SP) e Vitória (ES). Feriado com predomínio de sol na cidade do Rio de Janeiro.

Região Nordeste

O feriado desta quarta-feira, 1º de Maio, é com alerta para chuva forte no leste e litoral dos estados de Sergipe e de Alagoas. As capitais Aracaju e Maceió podem ter problemas com o excesso de chuva. A população deve ficar atenta para possíveis alagamentos e queda de raios.

As áreas de instabilidade da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) provocam pancadas de chuva frequentes durante o feriado serão frequentes sobre o norte do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o litoral do Maranhão. Há risco de chuva moderada a forte.

O sol e o tempo predominam no centro, oeste e sudoeste da Bahia. O restante do Nordeste tem períodos com sol e pancadas de chuva, com risco de raios.

Foto: Climatempo

Foto de Marli J.Andrade, Maringá (PR)

Região Centro-Oeste

O feriado do Dia do Trabalho será com clima de verão no Centro-Oeste. O ar quente e úmido ainda predomina na Região e nuvens carregadas crescem em todas as áreas. Quase todo o Centro-Oeste tem um dia com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e em parte da noite. Pode chover com moderada a forte intensidade, mas em Goiás, no Distrito Federal e no centro-leste de Mato Grosso estas pancadas de chuva não vão se prolongar por muitas horas.

A preocupação com temporais é sobre o Mato Grosso do Sul. Vários locais do estado já tiveram chuva forte ontem e nesta quarta-feira o risco é ainda maior. Pode chover forte também em Campo Grande. A fronteira com o Paraguai passa o feriado quase todo debaixo de chuva.

Região Norte

O tempo fica instável no Norte do Brasil no feriado de 1º de Maio. As condições para chuva permanecem altas em todos os estados por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade que ainda existe sobre a Região.

Nuvens carregadas crescem por todo o Norte do Brasil e há previsão de pancadas de chuva com raios, moderadas a fortes, em todos os estados. Em geral, a chuva ocorre durante a tarde e à noite. Mas em Manaus e no leste do Amazonas, no Amapá e no Pará, as pancadas podem vir já pela manhã. A chuva é mais volumosa no litoral do Pará e do Amapá e as capitais Belém e Macapá podem ter temporais.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade