Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Previsão de muita neve para Califórnia

Rio atmosférico chega em boa hora

4 mar 2016 - 20h07
Compartilhar
Exibir comentários

Os meteorologistas norte-americanos estão prevendo grandes acumulados de chuva e de neve neste fim de semana para a região da Califórnia. Segundo os modelos de previsão, algumas áreas podem ter até 1 metro de neve.

Mas por que essa neve é tão especial?

Nos últimos 3 anos a região da Califórnia vem sofrendo com uma severa seca que provocou problemas no fornecimento de água, muito parecido com a situação de São Paulo e grande parte do Sudeste nos anos de 2014 e 2015.

A Califórnia depende da água de degelo (derretimento de neve) das áreas montanhosas, como a Serra Nevada, para o seu abastecimento de água. O centro-sul da Califórnia é uma região dos Estados Unidos onde normalmente chove pouco. O clima é seco na maior parte do ano. A época de chuva é o inverno, de dezembro a março.

Na animação, as manchas azuladas e roxas que aparecem à esquerda sobre o estado da Califórnia, representam chuva e neve previstas entre os dias 05 e 07 de março de 2016.

Foto: Climatempo

Previsão de neve do Serviço Meteorológico dos EUA (NWS - sigla em inglês)

A grande quantidade de chuva e neve que está sendo esperada para este fim de semana é atribuída ao que os meteorologistas chamam de "Rio Atmosférico".

O que é o Rio Atmosférico?

O "Rio Atmosférico" é uma corrente especial de ventos que transporta uma carga de umidade muito maior do que o normal, da região tropical para as chamadas latitudes médias, que é a região compreendida entre as latitudes de 30° e 60°, onde está a Califórnia.

O mapa abaixo representa a previsão de disponibilidade de água na atmosfera. Os tons em roxo indicam as áreas onde há maior concentração de água. Repare como o Rio Atmosférico canaliza essa maior quantidade de umidade justamente em direção à Califórnia.

Foto: Climatempo

As estatísticas mostram que o vapor d'água transportado pelas correntes do Rio Atmosférico é 15 vezes maior que o fluxo médio de água líquida na foz do Rio Mississippi.

Segundo o NWS, esse fenômeno não acontece de forma perene, mas normalmente entre o final do outono e início do inverno no Hemisfério Norte. O que está chamando muito a atenção dos meteorologistas dos Estados Unidos é que o Rio Atmosférico está chegando atrasado, lembrando que o Hemisfério Norte está no fim do inverno.

Esse Rio Atmosférico está climatologicamente atrasado, mas veio em boa hora. Afinal é ele que vai permitir que grandes volumes de chuva e neve ocorram sobre Califórnia neste início de março.

Na segunda-feira saberemos se a previsão se confirmou.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade