PUBLICIDADE

Climatempo

Previsão de mais chuva para o Espírito Santo nos próximos dias

Norte do estado deve ter chuva volumosa até a segunda-feira.

16 nov 2019 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários

A passagem de outra frente fria no deixou o tempo mais instável e as áreas de instabilidade vão continuar sobre o Espírito Santo pelo menos até a próxima quinta-feira, 21 de novembro, provocando chuva generalizada sobre o estado. Até lá, a chuva quase não dará trégua e infelizmente ainda poderá cair forte em algumas regiões capixabas.

Chuva volumosa no norte do ES

No domingo, 17, e na segunda-feira, 18, a previsão é de que a chuva mais volumosa caia sobre o norte do Espírito Santo, atingindo a região de São Mateus e Nova Venécia, por exemplo. Na Grande Vitória, nas cidades serranas, e nas outras regiões capixabas, a chuva deve cair fraca a moderada nas próximas 48 horas, porém a qualquer hora. A chuva vai e volta, mas os períodos de estiagem, se ocorrerem, serão breves.

Durante a terça-feira, 19 de novembro, todo o Espírito Santo permanece com muita nebulosidade e chuva frequente, que pode cair a qualquer hora do dia, mas com fraca a moderada intensidade. Há possibilidade até de mormaço e alguns momentos sem chuva.

Vento marítimo mais forte

Porém, na quarta-feira, 20, o vento marítimo vai  deve soprar com mais força novamente sobre o estado aumentando ainda mais a umidade no ar. Isto vai intensificar a chuva por todo o estado

Na quinta-feira, 21, o tempo também deve ficar chuvoso. 

Nos dias 20 e 21 de novembro, a chuva pode voltar a ser moderada a forte em todas as regiões do Espírito Santo, inclusive nos municípios que já estão situação crítica por causa do excesso de chuva dos últimos dias.

Foto: Climatempo

Foto de Denise Amaral, Vila Velha (ES)

Mesmo com a previsão de enfraquecimento da chuva em algumas áreas do estado entre o domingo e a terça-feira, 19, ainda é alto o risco para deslizamento de terra nas regiões onde o solo ficou encharcado pela chuva dos últimos dias.

Permanece também a  preocupação com o transbordamento de córregos e rios, pois o nível de vários deles se elevou muito por causa da chuva desta última semana.

Quanto choveu?

Pelos cálculos do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a média de chuva para o Espírito Santo em novembro varia de 200 mm a 250 mm. Apenas com a chuva acumulada entre o dia 11 e o meio da manhã do dia 16 de novembro, vários municípios capixaba já alcançaram ou até superaram esta faixa média de chuva.

Em Vitória, na medição convencional, o INMET registrou 249 mm entre os dias 11 e 16, 13% acima da média de chuva normal para novembro que é de 220 mm.

Confira quanto choveu em alguns municípios capixabas em 96 horas, período entre 9h30 do dia 12 e 9h30 de 16 de novembro, aproximadamente.

Santa Leopoldina: 276,2 mm

Viana: 276,2 mm

Domingos Martins: 261,3 mm

Anchieta: 250,8 mm

Piúma: 229,8 mm

Fundão: 228,2 mm

Cariacica: 214, mm  (várias regiões de Cariacica receberam mais de 200 mm neste período)

Vitória: 188,7 mm

Alfredo Chaves: 188,0 mm

Serra: 178,2 mm

Vila Velha: 166,7 mm

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade