PUBLICIDADE

Climatempo

Poderoso tufão Kammuri avança sobre as Filipinas

Sistema provoca ventos de 170 km/h e causa a evacuação de milhares de pessoas.

2 dez 2019 - 18h58
Compartilhar
Exibir comentários

O forte tufão Kammuri atingiu as Filipinas nesta segunda-feira, 2 de dezembro de 2019, com ventania a chuva torrencial, milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas. 

O tufão Kammuri, ou Tisoy, como é chamado nas Filipinas, avança sobre o país e passa ao sul de Manila, ventos violentos e chuvas torrenciais para o centro das Filipinas, causando a evacuação de milhares de pessoas. 

A imagem abaixo mostra a massa de nuvens carregadas de Kammuri em 2/12/2019, quando a velocidade máxima do vento do tufão atingiu 90 nós (170 km/h). A imagem foi adquirida pelo VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) no satélite Suomi NPP operado pela NOAA-NASA.

Foto: Climatempo

Tufão Kammuri chegando sobre as Filipinas em 2/12/19. Imagem do satélite Suomi NPP/NOAA-NASA

Pela análise dos meteorologistas da StormGeo, nesta segunda-feira, 2, o tufão Kammuri atingiu a terra firme nas Filipinas perto da cidade de Legazpi. Continuando seu movimento para oeste, o centro da tempestade passa ao sul de Manila, a capital das Filipinas. 

Depois de se deslocar sobre as Filipinas, Kammuri emerge no mar do Sul da China provavelmente na manhã da quarta-feira, 4 de dezembro, devendo mudar sua direção para sul/sudeste no decorrer da semana.

Foto: Climatempo

Projeção de deslocamento do tufão Kammuri

Na avaliação da StormGeo, Kammuri está enfraquecendo devido à interação com a terra e deve continuar com esta tendência enquanto atravessa as Filipinas. Depois de emergir no mar do Sul da China na quarta-feira de manhã. 

A previsão é que o sistema continue enfraquecendo, enquanto se desloca pelo mar do Sul da China, porque os ventos em  nível superior que afetam o sistema são desfavoráveis. Kammuri deve ser reduzido a uma simples baixa pressão atmosférica na próxima  sexta-feira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade