PUBLICIDADE

Panorama da seca no Brasil

A primavera tem um papel importante no regime de águas sobre o país, porém a situação segue preocupante. Confira mais sobre a expectativa para a estação!

24 set 2021 11h42
ver comentários
Publicidade

Foto: IStock

Toda a vez que a primavera é retratada na cultura popular vemos as flores como seu principal símbolo, mas para a meteorologia, a estação de transição entre o inverno e o verão representa o retorno gradativo da chuva. E ainda mais em um ano como 2021 no qual a estiagem, seca e queimadas foram os destaques, o papel desse regime de águas passa a ter ainda mais importância.

A seca no Brasil até o momento

No último dia 21 de setembro, a Agência Nacional de Águas publicou o relatório do Monitor de Secas referente ao mês de agosto de 2021. No mapa da seca pelas regiões monitoradas, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, todas apresentaram algum grau de seca. 

A situação mais grave é a do noroeste paulista, que desde o mês de março registra áreas com a pior classificação do material, a chamada seca excepcional. Neste patamar a estiagem causa perdas generalizadas de culturas agrícolas, escassez de água em reservatórios, córregos e poços d'água. 

Foto: Climatempo

Fonte: Monitor de Secas - Agência Nacional de Águas

No último relatório ainda há o destaque para o Triângulo Mineiro que também entrou no pior patamar de seca. A falta d'água e o calor deixam a vegetação muito seca o que favorece o surgimento e espalhamento de focos de queimadas e incêndios florestais. Segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais juntamente com o Serviço Meteorológico Nacional (Inpe/SNM), o mês de setembro de 2021 já registrou até o dia 22 5.027 focos, isso faz este mês ter mais registros de fogo nos últimos 10 anos.

O estado de Santa Catarina também se destaca na estatística da seca, a defesa civil estadual informou em seu último boletim hidrológico que dos 295 catarinenses, apenas 3 não apresentam condições de seca ou estiagem.

Além disso, de acordo com a Defesa Civil Mineira, 127 municípios de Minas Gerais se encontram em condição de seca ou estiagem.

Primavera: o retorno da chuva

Com a chegada da primavera, a tendência é de que a chuva também retorne gradativamente, inclusive para as áreas que sofrem com as secas. A previsão da Climatempo indica volumes abaixo do normal principalmente em novembro. Qualquer chuva já auxilia, considerando o panorama atual, porém ainda não resolvem os problemas, apenas amenizam.

Confira a tendência climática da Primavera 2021 para todas as Regiões do Brasil clicando aqui.

Climatempo
Publicidade
Publicidade