PUBLICIDADE

Climatempo

ODS: saiba porque essa sigla é tão importante

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de um plano para combater mudanças climáticas e a pobreza extrema

18 fev 2021 - 19h28
(atualizado às 19h35)
Compartilhar
Exibir comentários

17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte de um plano para combater mudanças climáticas e a pobreza extrema

Se você se informa sobre meio ambiente e sustentabilidade, provavelmente já viu a sigla ODS por aí. Mas, sabe do que se trata? Estas três letras são a abreviatura de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 conceitos  que fazem parte de um plano de ação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável definida em 2015. Na ocasião, líderes mundiais se reuniram na sede da ONU, em Nova York, para construir um plano de ação que colocasse o mundo em um caminho sustentável, erradicando a pobreza extrema e minimizando os efeitos das mudanças climáticas.

O plano contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, que são uma "lista de tarefas" válida para todo mundo, em qualquer lugar. A ideia é que ela seja um guia para os governos e também para a sociedade. Cada ODS tem um símbolo e uma cor diferente. Conheça os itens da lista e entenda porque eles são tão prioritários. Espalhe estas ideias!  

1: Erradicação da pobreza

O mundo tem mais de 700 milhões de pessoas vivendo com menos de US$ 1,90 por dia. Mais da metade da população global vive com apenas US$ 8,00.

Foto: Climatempo

1 ODS  - Erradicação da pobreza

2: Fome zero e agricultura sustentável

 Segundo o último relatório da ONU, uma em cada nove pessoas estão subnutridas no mundo. Quase 150 milhões de crianças têm atraso no crescimento por isso.

Foto: Climatempo

2 ODS - Fome zero e agricultura sustentável

3: Saúde e bem-estar

Mais de 60% de todas as mortes no mundo são causadas por doenças não transmissíveis, que poderiam ser prevenidas com hábitos de vida mais saudáveis.

Foto: Climatempo

3 ODS - Saúde e bem-estar

4: Educação de qualidade

Ainda existem mais de 780 milhões de analfabetos no mundo. No Brasil, pelo menos 11 milhões de pessoas não sabem ler e escrever.

Foto: Climatempo

4 ODS - Educação de qualidade

5: Igualdade de gênero

A ONU estima que violência de gênero atinge 1 de cada 5 mulheres em todo o planeta. No Brasil, elas são mais de 60% das vítimas de agressão física.

Foto: Climatempo

5 ODS - Igualdade de gênero

6: Água potável e saneamento

A escassez de água afeta mais de 40% da população mundial. Quase 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e quase 100 milhões não têm esgoto.

Foto: Climatempo

6 ODS - Água potável

7: Energia acessível e limpa

Combustíveis fósseis contribuem para mudanças drásticas no clima. Precisamos focar em uma transição energética para fontes renováveis limpas.

Foto: Climatempo

7ODS - Energia acessível e limpa

8: Trabalho decente e crescimento econômico

O desemprego em todo o mundo é crescente e, só no Brasil, atinge 14 milhões de pessoas. Sem emprego não há desenvolvimento sustentável.

Foto: Climatempo

8 ODS - Trabalho decente e crescimento econômico

9: Indústria, inovação e infraestruturas

Investir nessas áreas é fundamental para o crescimento econômico, a geração de empregos e também para solucionar problemas ambientais.

Foto: Climatempo

9 ODS - Indústria, inovação e infraestruturas

10: Redução das desigualdades

Desde 1940, esse é o momento em que o mundo é mais desigual em distribuição de renda e riqueza. Esse é um problema global e a solução precisa ser integrada.

Foto: Climatempo

10 ODS - Redução das desigualdades

11: Cidades e comunidades sustentáveis

Em 2030 devemos ter 41 megalópoles, com mais de 10 milhões de habitantes. Precisamos tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis

Foto: Climatempo

11 ODS - Cidades e comunidades sustentáveis

12: Consumo e produção responsáveis

Mudar os nossos padrões de consumo é urgente e indispensável. Tanto as empresas quanto os consumidores precisam se responsabilizar por isso.

Foto: Climatempo

12 ODS - Consumo e produção responsáveis

13: Ação contra a mudança global do clima

Sem ações concretas para frear a mudança climática, a temperatura terrestre deve aumentar mais de 3ºC até o final do século XXI.

Foto: Climatempo

13 ODS - Ação contra a mudança global do clima

14: Proteger a vida marinha

A estimativa é que exista 13 mil pedaços de lixo plástico em cada quilômetro quadrado dos oceanos e 40% deles já sentem os efeitos da atividade humana.

Foto: Climatempo

14 ODS - Proteger a vida marinha

15: Proteger a vida terrestre

As florestas cobrem ajudam a manter o clima em equilíbrio. Os números alarmantes de queimadas e desmatamento são uma ameaça à vida.

Foto: Climatempo

15 ODS - Proteger a vida terrestre

16: Paz, justiça e instituições eficazes

Sociedades pacíficas e inclusivas são mais sustentáveis. O respeito aos direitos humanos precisa ser uma das premissas para um mundo mais justo.

Foto: Climatempo

16 ODS - Paz, justiça e instituições eficazes

17: Parcerias para a implementação dos objetivos

Todos esses objetivos só podem ser implementados com eficiência em um esforço global e conjunto, numa constante troca de tecnologias e experiências.

Foto: Climatempo

17 ODS - Parcerias para a implementação dos objetivos

Foto: Climatempo

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade