PUBLICIDADE

Climatempo

Novos tufões ameaçam Japão e China nos próximos dias

Krosa e Lekima são tempestades muito fortes

8 ago 2019 - 18h02
Compartilhar
Exibir comentários

Os tufões Lekima e Krosa vêm sendo monitorados nas águas do oceano Pacífico Noroeste e nos próximos dias ameaçam áreas da China e do Japão. Os dois sistemas são considerados tufões muito fortes. 

A imagem de satélite capturada do site da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês) mostra a posição dos tufões Lekima e Krosa às 16h20 (em Brasília). As setas azuis indicam a tendência aproximada de movimento esperados para os próximos 2 a 3 três dias.

Foto: Climatempo

Tufões Lekima e Krosa em 8/8/19

Lekima

Na análise do fim da tarde do dia 8 de agosto, a empresa norueguesa Stormgeo estimou que o tufão Lekima estava a quase 604 km de Xangai, China. O centro do tufão estava também a menos de 60 km/h da ilha japonesa de Miyakojima. As rajadas de vento máximo foram estimadas em até 250 km/h. 

Este tufão se desloca para oeste-nordeste, indo em direção ao território chinês, com aproximadamente 15 km/h. A previsão é de que entre a noite do dia 8 e a madrugada de 9 de agosto, sexta-feira, o centro de Lekima passe muito próximo do norte da ilha Taiwan, ainda como um poderoso tufão.

A previsão da Stormgeo é que Lekima toque o solo chinês próximo de Wenzhou, provavelmente no início da madrugada do sábado, 10 de agosto. Depois de chegar em terra, o tufão deve enfraquecer bastante e gira para norte devendo seguir acompanhando a costa da China. Este sistema deve passar sobre Xangai no domingo, 11 de agosto, ainda como um tufão. 

Danos

Por causa dos ventos muito fortes, o deslocamento de Lekima entre Taiwan, o Japão e a China deve causar longas interrupções da energia elétrica em áreas dos três países, além da enchentes e deslizamentos de terra por causa da chuva intensa e volumosa. A navegação aérea também terá transtornos nos próximos dias. O mar fica muito agitado e a navegação marítima fica comprometida. 

Krosa

No fim da tarde de 8 de agosto, quinta-feira, o tufão Krosa estava a aproximadamente 1489 km ao sul de Tóquio, de acordo com a estimativa da empresa norueguesa de meteorologia Stormgeo. 

Este tufão se deslocava lentamente para norte/nordeste, com velocidade em torno de 3,5 km/h. As rajadas máximas de Krosa foram estimadas em 222 km/h.

Krosa teve pouquíssimo movimento nas últimas 24 horas e ficou quase parado. A previsão é de que continue se deslocando muito devagar e por isso só deve ser efetivamente uma ameaça ao território do Japão na próxima semana.

Houve um grande ajuste de sua rota para próximos dias, em relação ao que vinha sendo projetado no começo desta semana. A  previsão da Stormgeo agora é de que Krosa toque o solo japonês à leste de Shikoku provavelmente na próxima quinta-feira, 15 de agosto, passe sobre o Japão e depois saia sobre o mar, na costa norte do Japão. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade