0

Novo recorde de menor temperatura no BR na serra de SC 

Tempo seco persiste sobre o Sul por mais alguns dias. Saiba quando vai voltar a chover.

15 mai 2020
20h18
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A parte mais elevada da serra catarinense e da serra gaúcha são as regiões mais frias do Brasil. É lá que estão as cidades de Urupema, Urubici, São Joaquim e São José dos Ausente, onde normalmente observamos as menores temperaturas do país.

Um novo recorde de menor temperatura no Brasil em 2020 foi estabelecido nesta sexta-feira, 15 de maio. A medição do Epagri-Ciram indicou 4,6°C negativos na região de Urupema/Parque Exposição e também em Bom Jardim da Serra/ Comunidade XV Dias. O recorde anterior de menor temperatura no Brasil em 2020, considerando apenas os registros do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri/Ciram era de -4,2°C em Bom Jardim da Serra/Comunidade XV Dias.

A nova massa de ar frio de origem polar que entrou no Sul do Brasil, com forte intensidade, casou a acentuada queda da temperatura nos estados. Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a menor temperatura no Rio Grande do Sul foi de -0,3°C em Vacaria. Em Santa Catarina,  a menor temperatura na sexta-feira, 15, foi de 1,1°C em São Joaquim. No Paraná, a menor temperatura foi de 2,2°C em General Carneiro.

Porto Alegre iguala recorde de frio deste ano

O INMET registrou 8,9°C de temperatura mínima nesta sexta, 15, em Porto Alegre. Este valor igualou o recorde de menor temperatura em 2020 já estabelecido em 8 de maio.

A tendência é de elevação da temperatura no fim de semana. As noites e o amanhecer ficam menos frios e não deve haver recorde.

Ar seco e menos frio no fim de semana

O ar frio de origem ainda influencia a Região Sul do Brasil neste fim de semana.  A parte mais intensa desta massa de ar vai para o oceano e a tendência é de elevação da temperatura. As madrugadas e o amanhecer ainda serão frios neste fim de semana. Há condições para geada, mas apenas nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense.

Tempo seco

A passagem do ar polar deixou a Região Sul ainda mais seca.  Os níveis de umidade do ar vão baixar nos próximos dias não há condições para a chuva pelo menos até a próxima quarta-feira.  Até lá, o Sul do Brasil tem muito sol e o quadro de seca se agrava um pouco mais. 

A próxima frente fria prevista para o Sul do Brasil deve provocar chuva nos dias 21 e 22 de  maio.

Geada forte na serra de SC em 15/5/2020

A madrugada de 15/5/2020 foi gelada na serra catarinense e gaúcha, com temperaturas abaixo de 0°C. Com o frio intenso, a geada foi forte. 

As imagens são da região de São Joaquim, na serra de Santa Catarina.

Foto: Climatempo

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Foto: Climatempo

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Foto: Climatempo

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Veja também:

Previsão Brasil - Baixa umidade relativa do ar em parte do país
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade