PUBLICIDADE

Climatempo

Novo recorde de frio em Brasília

Capitais do CO foram as mais secas nesta terça-feira

11 jun 2019 - 19h53
Compartilhar
Exibir comentários

Pela quarta vez em junho, Brasília bate o recorde de menor temperatura em 2019. A madrugada desta terça-feira, 11, foi a mais fria do ano até agora, com temperatura mínima de 10,8°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura deste ano era de 12,3°C no dia 8 de junho.  Em junho de 2018, a temperatura em Brasília chegou aos 10,5°C e a menor temperatura no ano passado foi de 9,3°C, em maio.

O motivo para o frio de Brasília é a forte perda de calor que vem ocorrendo após ao pôr do sol por causa da grande subsidência do ar que ocorre por todo o Centro-Oeste. A subsidência é o movimento do ar de cima para baixo que traz o ar seco dos níveis mais elevados da atmosfera para as camadas próximas da superfície.

Capitais do CO foram as mais secas nesta terça

A grande massa de ar seco que influencia o Centro-Oeste deixa a umidade do ar baixa também nas capitais. Entre as capitais, os menores índices de umidade às 15 horas da terça-feira, 11 de junho, foram nas capitais do Centro-Oeste. O INMET registrou 29% em Goiânia, 35% em Campo Grande, 40% em Cuiabá e 44% em Brasília.

Foto: Climatempo

Foto de César Soares, Brasília (DF)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade