PUBLICIDADE

Climatempo

Nova ZCAS causará chuva intensa no Centro-Oeste e Sudeste

Sistema se forma a partir desta terça-feira. Volumes de chuva devem superar os 100mm.

7 nov 2021 - 10h13
(atualizado às 11h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: iStock

O início de novembro foi marcado por tempo instável e chuva volumosa em áreas do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, devido à formação da primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) da temporada chuvosa de 2021/22.

Um novo sistema se forma a partir desta terça-feira (9), e vai intensificar a chuva sobre os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, sul do Tocantins, oeste da Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Nestas áreas, atenção para o potencial de chuva intensa, temporais e volumes na casa dos três dígitos pelo menos até sexta-feira (12).

As capitais que mais receberão chuva nesse período serão Goiânia, Brasília e Cuiabá, onde a soma dos acumulados pode variar de 120mm a 150mm de chuva. Em Palmas, Belo Horizonte e Vitória a tendência também é de chuva forte na segunda semana de novembro.

Confira abaixo o mapa com os acumulados de chuva previstos entre os dias 07/11 e 11/11. Os tons mais claros (verde, amarelo e laranja) representam chuva mais intensa, com volumes que variam de 50 a 200mm. Os dados são do modelo meteorológico GFS. 

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade