PUBLICIDADE

Nova onda de frio é destaque neste final de Julho

O milho safrinha e o trigo que foi plantado de forma precoce podem ser prejudicados

23 jul 2021 11h04
| atualizado às 11h09
ver comentários
Publicidade

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online

Neste fim de semana, com a aproximação de uma nova frente fria as condições são favoráveis a pancadas de chuva na fronteira gaúcha. Junto com este sistema uma massa de ar polar. 

Nova onda de frio é o destaque

O destaque é uma nova onda de frio que volta a atingir o Brasil. As simulações dos modelos de previsão não convergem totalmente, mas alguns modelos mostram o frio ganhando força, muita força! 

Abaixo, você observa simulação do modelo canadense com a estimativa para o dia de 02 de Agosto. Observe que o mapa apresenta temperaturas baixas com condições para geada entre o Paraná e Rio Grande do Sul, áreas do Sudeste, Centro-Oeste. 

Foto: Climatempo

Milho e trigo

O milho safrinha e o trigo que foi plantado de forma precoce podem ser prejudicados com a terceira onda de frio deste ano. "O frio intenso retarda a colheita porque a umidade nos grãos demora mais para chegar no nível adequado", comenta o agrometeorologista João Castro.

Neste outro mapa a projeção para o dia 30 de julho é para o risco de geada. Observe que o frio também chega a áreas agrícolas do Sudeste e do Mato Grosso do Sul e há uma chance de alcançar até o sul e o sudoeste de Goiás. Veja:

Foto: Climatempo

 

Atenção! Vale lembrar que os modelos estão divergindo bastante e toda a equipe de meteorologistas da Climatempo está atenta para trazer as atualizações das informações sobre essa onda de frio nos próximos boletins do tempo e nos destaque de notícias no site da Climatempo.    

Foto: Climatempo

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online 

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Climatempo
Publicidade
Publicidade