PUBLICIDADE

Climatempo

Nossa vida depende do mar e ele está ficando doente

O Clima entre Nós conversa com Alexander Turra sobre a biodiversidade e a sustentabilidade no mar. É preciso mudar hábitos para termos dos mares, o melhor.

27 out 2020 - 03h36
Compartilhar
Exibir comentários

Você já parou para pensar que o que mais tem no planeta de nome Terra é água? Pois é! Mas não uma água qualquer. Cerca de 70% da superfície terrestre é composta pela água dos oceanos. 

A água do mar está constantemente em contato com a atmosfera, que em muitas áreas do planeta tem uma fantástica capacidade de produzir água, chuva. A relação entre elas é de profunda intimidade. As mudanças que acontecem no mar interferem no ar e as alterações da atmosfera refletem nos oceanos. 

A camada limite de contato entre o mar e o ar revela grande complexidade que é estudada pelos meteorologistas e oceanógrafos.

O mar e o ar se entrelaçam eternamente, mas com espíritos e ritmos completamente diferentes.

O mar é lento e a atmosfera é ligeira. 

O mar esfria e esquenta devagar. O ar pode esquentar e esfriar muito em menos de 24 horas.

O ar que respiramos está cada vez mais sujo, mais irrespirável e comprometedor para a vida da superfície da terra. Mas o mar também enfrenta problemas e até mais graves. É mais fácil ver o ar do que mar. Mas ele também está ficando cada mais mais sujo. A sujeira no mar é até mais visível e isto mata uma parte da vida do mar. Em alguns locais a sujeira é tão grande e ampla que aparece até nas imagens de satélite. As Ilhas de plástico.

No dia 12 de outubro comemoramos o  Dia Mundial para a Prevenção de Desastres Naturais e também o Dia do Mar. Para entender um pouco mais sobre esta outra parte da vida da Terra, o podcast O Clima entre Nós  conversa com o professor Alexander Turra. Ele é biólogo de formação e professor titular do Instituto Oceanográfico da USP, coordenador  da Cátedra Unesco para os oceanos. Com o professor Alexander Turra , vamos aprender um pouco sobre a vida marinha, a oceanografia biológica.

Boa escuta!

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade