PUBLICIDADE

Climatempo

Muita chuva sobre o Nordeste

Áreas de instabilidade persistem no feriado de 15 de novembro

14 nov 2017 - 12h50
(atualizado às 15h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva voltou forte sobre vários estados do Nordeste por causa de uma frente fria que chegou ao litoral da Bahia. Grandes volumes de chuva, com mais de 40 mm acumulados em 24 horas foram observados entre a manhã de ontem e a manhã de hoje. Nuvens bastante carregadas continuam crescendo nesta terça-feira sobre a Bahia, no Maranhão, Piauí e até em alguns locais do sertão de Pernambuco e podem provocar mais temporais até a noite.

Ouricuri (PE): chuva de 24h supera a média mensal

Entre 10 horas do dia 13 e 10 horas de 14 de novembro, hora de Brasília (9 horas do dia 13 e 9 horas de 14 de novembro, hora local), Instituto Nacional de Meteorologia registrou 72,0 mm em Ouricuri, no sertão de Pernambuco. Foi uma chuva excepcional para novembro, pois a média de chuva normal para este mês em Ouricuri é de apenas 31 mm. Em 24 horas choveu mais do que o dobro da média! A última chuva volumosa na região havia ocorrido entre os dias 2 e 3 de abril, quando choveu pouco mais de 50 mm.

A tabela mostra os maiores acumulados de chuva medidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia 10 horas do dia 13 e 10 horas de 14 de novembro, hora de Brasília.

Foto: Climatempo

Maiores volumes de chuva no Nordeste entre 13 e 14 de novembro de 2017

 Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, teve muita chuva na manhã desta terça-feira. Choveu 58,2 mm em apenas 1 hora, entre 6 e 7 horas local.

Na região de Ilhéus choveu quase 33 mm entre 11 e 14 horas, hora local.

Foto: Climatempo

As manchas vermelhas representam as nuvens muito carregadas que passaram sobre Ouricuri (PE)

Feriado com pancadas de chuva

A frente fria se afasta do litoral da Bahia no decorrer desta quarta-feira, feriado de 15 de novembro, mas áreas de instabilidade ainda vão se formar sobre muitas áreas do Nordeste e há previsão de pancadas de chuva para quase todos os estados. Bahia, Maranhão e Piauí podem registrar pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios. O litoral baiano permanece em atenção para chuva volumosa, especialmente em locais do sul da Bahia.

Algumas pancadas de chuva moderadas e de curta duração podem ocorrer no sertão de Pernambuco e em Sergipe. A faixa litorânea de Alagoas ao leste do Rio Grande do Norte pode ter chuva passageira e fraca. A chance de alguma chuva sobre o Ceará é baixa.

Mas este período com chuva frequente não se prolonga por muitos dias. A previsão é de enfraquecimento das áreas de instabilidade e diminuição da chuva já na quinta-feira, 16 de novembro, e a semana termina com pouca chuva sobre o Nordeste. Confira a previsão para a Região Nordeste para os próximos 5 dias.

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da climatempo

Foto: Climatempo

Foto de Edymarcos Oliveira, Lapão (BA)

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade