PUBLICIDADE

Mudança do tempo no Sul com chuva e risco de temporais

Área de baixa pressão pode causar temporais nos três estados

4 dez 2021 16h11
| atualizado às 17h16
ver comentários
Publicidade

Depois de um sábado quente e abafado no Sul do país, com máximas acima dos 35°C em municípios do Paraná, o tempo já começou na mudar na fronteira com o Uruguai. As nuvens estão aumentando e neste domingo (05) o tempo muda de vez, com risco de temporais em todos os estados.

O que causa os temporais?

Uma área de baixa pressão ganha força e ajuda no crescimento de nuvens de tempestades ao longo do domingo (05).

São esperadas pancadas de chuva, queda de raios e rajadas de vento em grande parte da região, com exceção do noroeste gaúcho, onde o tempo se mantém firme e ensolarado. Há risco para temporais na faixa que vai do nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre e a Serra Gaúcha, passando pela faixa leste de Santa Catarina até o sudeste do Paraná, incluindo também a capital, Curitiba. Nessas áreas podem ter deslizamentos de terra, alagamentos e transbordamentos de rios e córregos.

O volume acumulado não deve ser expressivo na maior parte da região Sul, mas o que chama a atenção é a possibilidade de transtornos relacionados às fortes rajadas de vento. Não se descarta também o risco de granizo.

A partir de segunda-feira (06) a chuva perde força, mas ainda são esperadas pancadas isoladas na faixa leste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná.

Climatempo
Publicidade
Publicidade