PUBLICIDADE

Climatempo

Mudança climática dificultará migração para os mais pobres

Nova pesquisa indica que o aquecimento global deixará grupo mais vulnerável a impactos contínuos e aumento da pobreza

25 jul 2022 - 13h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Climatempo

Imagem: Pixabay

À medida que os impactos das mudanças climáticas se tornam mais graves, as pessoas serão cada vez mais afetadas pela "imobilidade com restrição de recursos", o que significa não ter recursos para migrar, conclui um artigo publicado na Nature Climate Change.

Em um cenário de emissões "médias", os autores constatam que haverá uma redução de 10% na migração para os grupos de renda mais baixa até o final do século. Já no cenário de emissões mais pessimista, esse número subirá para 35%, observam os especialistas. O documento enfatiza a importância da formulação de políticas para enfrentar os desafios trazidos às populações vulneráveis pela imobilidade, além da migração causada pelo clima.

Neste sentido, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), a Universidade de Georgetown e a Universidade das Nações Unidas lançaram recentemente novas diretrizes para fornecer a primeira estrutura política global que ajudará a proteger, incluir e capacitar as crianças em movimento no contexto das mudanças climáticas.

Os Princípios Orientadores para Crianças em Movimento no Contexto das Mudanças Climáticas fornecem um conjunto de 9 princípios que abordam as vulnerabilidades únicas e em camadas das crianças em movimento tanto internamente quanto além das fronteiras como resultado dos impactos adversos das mudanças climáticas.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade