PUBLICIDADE

Mais frio e menos chuva para o RJ

Ar polar entrou forte sobre a Região Sudeste, mas instabilidade da frente fria já enfraqueceu.

10 jul 2018 - 23h51
Compartilhar
Exibir comentários

A chuva e a acentuada queda da temperatura sentidas no estado do Rio de Janeiro durante a terça-feira, 10 de julho, foram provocadas por uma forte frente fria que chegou ao estado. No fim da tarde, por volta das 16 horas, a temperatura nos aeroportos da cidade do Rio variava entre 17°C e 18°C.

Chuva diminui

Nesta quarta-feira, 11 de julho, o ar frio de origem polar que veio com a frente fria se espalha sobre a Região Sudeste e atua forte sobre o estado do Rio de Janeiro. O dia fica úmido, com predomínio de céu nublado. Ainda tem previsão de chuva, mas que deve cair fraca na maior parte do dia. A tendência que apenas garoe no decorrer da tarde.

Frio aumenta

A chuva diminui, mas o frio aumenta em todo o estado do Rio de Janeiro. A combinação de muitas nuvens (falta do sol) com a presença do ar de origem polar vai manter a temperatura baixa o dia todo. A sensação de frio será persistente para cariocas e fluminenses . A tarde de 11 de julho deve ficar entre as mais frias do ano na cidade do Rio.

Durante a quinta-feira, 12 de julho, o sol reaparece entre muitas nuvens e o ar polar continua. A sensação de frio começa a diminuir, mas a temperatura não sobe muito.

Mar agitado

Outro alerta é com relação ao mar. A agitação marítima permanece ao longo desta quarta-feira e há risco de ressaca.

Foto: Climatempo

Foto de Luiz Henrique, Rio de Janeiro (RJ)

Chuva forte e ventania

A frente fria trouxe chuva e vento forte. A chuva foi volumosa em alguns locais na cidade do Rio e do interior do estado e as fortes rajadas de vento surpreenderam. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 72 km/h no forte de Copacabana, entre 19 e 20 horas, mas entre 14 e 15 horas outra rajada já havia chegado aos 67 km/h.

A chuva caiu forte entre o fim da tarde e o começo da noite, mas foi perdendo força no decorrer da noite. Pela medição do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, entre 22h50 de 9 de julho e 22h50 de 10 de julho choveu 78,6 mm no Alto da Boa Vista. Este é um volume de chuva muito elevado para julho. A média de chuva para o mês nesta região é de aproximadamente 212 mm.

Na Barra/Riocentro choveu 37,0 mm  entre 22h50 de 9 de julho e 22h50 de 10 de julho , na Rocinha, 43,4 mm, a região do Vidigal acumulou 35,6 mm.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade