PUBLICIDADE

Mais calor para as capitais do CO

Umidade aumenta à partir de 5ªf no MS

11 set 2018 - 16h42
Compartilhar
Exibir comentários

O calor continua intenso no Centro-Oeste. A massa de ar seco que influência a Região inibe a formação de nuvens de chuva e a temperatura tem ficado bastante elevada e superando facilmente os 40°C. Cuiabá registrou um novo recorde de calor para 2018 no dia 10 de setembro, com máxima de 40,8°C. O recorde anterior era de 40,2°C, em 9 de setembro.

Nesta quarta-feira, com as máximas previstas 40°C para Cuiabá, 35°C para Campo Grande e 36°C para Goiânia não se pode descartar completamente a chance de novos recordes nestas capitais.Os recordes atuais são: 36,5°C em Goiânia ( 07/09), 34,8°C em Campo Grande (10/09 e 9/09) e Cuiabá 40,8°C em (10/09).

Foto: Climatempo
Foto: José Vieira - Dourado - MS

A presença do ar seco faz com que os níveis de umidade fiquem cada vez mais baixos e eleva o risco de queimadas que se espalham pelo Centro-Oeste. Em  Campo Grande, Cuiabá, no interior de Mato Grosso, no Distrito Federal e em Goiás, nas horas mais quentes do dia, os índices de umidade ficam entre 20% e 30%.  

O norte e noroeste de Mato Grosso, apesar do sol forte e do calor, pode ocorrer algumas pancadas de chuva isoladas, principalmente, durante a tarde e a noite. 

Umidade aumenta

Na quinta-feira (13), um sistema de baixa pressão na Bolívia ajuda a formar nuvens carregadas que se espalham pelo sul de Mato Grosso do Sul e trazem de volta as pancadas de chuva acompanhadas de raios. Enquanto isso, no norte de Mato Grosso, a umidade aumenta e também chove. 

Na sexta-feira, várias áreas de Mato Grosso do Sul poderão amanhecer com chuva. Os maiores volumes são esperados para o sul do estado. No Mato Grosso, a umidade avança do norte para o oeste do estado e ocorrem pancadas de chuva. 

Até o fim da semana, as áreas de instabilidade ganham força sobre o Mato Grosso do Sul  e as pancadas de chuva chegam até o sul de Goiás.

Colaborou neste texto a estagiária Aline Oliveira.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade