Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Macapá tem chuva rara para novembro

Em apenas 24 horas, capital do Amapá recebeu o dobro da média de chuva para o mês de novembro. Previsão indica mais pancadas de chuva para próximos dias.

4 nov 2020 - 19h06
Compartilhar
Exibir comentários

Macapá, capital do Amapá, foi o lugar onde mais choveu no Brasil entre os dias 3 e 4 de novembro de 2020. Pela  medição do INMET - Instituto nacional de meteorologia - entre 9 horas do dia 3 e 9 horas do dia 4 de novembro, horário de Brasília, foram acumulados 143,0 mm de chuva. 

Esta quantidade de água por si só é excepcional e incomum para um período de 24 horas, para qualquer região do Brasil, embora valores ainda maiores já tenham sido observados muitas outras vezes no país.

O que torna estes 143 mm um evento raro em Macapá é que toda essa chuva caiu em novembro, que é um mês de pouquíssima chuva em Macapá. A média de chuva para novembro por lá é de aproximadamente 70 mm. Então, em apenas 24 horas a capital do Amapá recebeu o dobro de chuva que normalmente ocorre durante um mês de novembro. Em novembro de 2019 choveu apenas 26,6 mm.

Foto: Climatempo

Foto de Maryzethe Fernandes, Macapá (AP)

Nos registros históricos da medição automática do INMET, foi a maior chuva em novembro pelo menos em 15 anos, desde 2005. Não foi possível fazer uma pesquisa mais extensa no site do INMET. 

Previsão para os próximos dias

Macapá, e todo o estado do Amapá, podem ter mais pancadas de chuva nos próximos dias. Em geral, a chuva deve ocorrer à tarde ou à noite. Até a próxima segunda-feira, 9 de novembro, algumas destas pancadas podem ser fortes sobre Macapá fazendo de novembro de 2020 um mês bastante atípico.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade