PUBLICIDADE

Climatempo

Inundações provocam ao menos 28 mortes nos EUA

Rastros de inundações e chuva histórica nos estados de Missouri, Kentucky, Virgínia e Virgínia Ocidental

1 ago 2022 - 12h24
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Precipitação acumulada (em mm) entre 24 e 30 julho. Fonte: CPC.

Inundações repentinas aconteceram em cidades de Missouri, Kentucky, Virgínia e Virgínia Ocidental. Nestas áreas, a combinação das chuvas torrenciais com o aumento dos rios em locais pavimentados represou a água, que não houve por onde escoar. Nos estados de  Kentucky, Virgínia e Virgínia Ocidental, além de concretos, há mais colinas e terrenos, com rios estreitos, o que intensificou ainda mais as inundações.

A chuva forte que atingiu a região foi consequência da chegada da frente fria, com seu ciclone extratropical, e também pela contribuição de uma mistura de ar mais úmido e quente que veio da região do Golfo do México (que ajuda na maior evaporação de água e, quando há sistemas mais organizados, ajudam no aumento da quantidade de volume de precipitação), além da forte contribuição da topografia e a geografia do local.

Em Missouri e Illinois, entre terça(26) e quarta-feira(27), choveu em torno de 300mm, com valores entre 105 a 250 em um único dia, quinta-feira (28). No leste do Kentucky, foram de 200 a 270 mm, sendo mais intensa na quinta-feira (28). Na sexta-feira (29/07), também houve chuva intensa no norte do Delta do Mississippi.

Foto: Climatempo

Foto: Precipitação acumulada (em mm) entre 24 e 30 julho de acordo com o CPC. 

O Aeroporto Internacional de St. Louis Lambert registrou recorde de chuva em 24 horas, com 229,6 mm em um único dia. A marca supera o volume recorde de chuva de 195,1mm em 19 e 20 de agosto de 1915, causado pelo Furacão Galveston.

Pela imagem de radar, estima-se que a chuva passou dos 250 mm entre os dias 26 e 28 de julho de 2022 na região de St. Louis., sendo cerca de 200 mm e 305 mm em apenas 6 horas do dia 26 de julho. Comparativamente, a climatologia de chuva para julho em St. Louis é de 99,8 mm, segundo dados da NOAA.

O nível do Rio North Fork Kentucky, em Whitesburg, subiu para 6,4 metros, um recorde de todos os tempos, superando os 4,5 metros de 29 de janeiro de 1957. O mais impressionate é que o nível do rio subiu quase 5,5 metros em cerca de 10 horas na manhã de quinta-feira (28).

Na semana passada, as chuvas repentinas no sudoeste dos EUA estavam associadas a monções da região. Ou seja, à medida que o calor do verão aumenta sobre a América do Norte, uma região de alta pressão atmosférica se forma no sudoeste dos EUA, e o vento passa a vir mais do sul, trazendo umidade do Oceano Pacífico e do Golfo da Califórnia. Essa circulação traz trovoadas e chuvas para a região das monções, proporcionando grande parte de sua precipitação total anual.

Essa chuva histórica e inundações repentinas deixaram um largo rastro de destruição, demolindo pontes, ruas, estradas e vilarejos, sobretudo no estado de Kentuchy, onde ao menos 28 pessoas morreram. De acordo com os órgãos governamentais, ainda há pessoas desaparecidas e milhares desalojadas, sem energia e água potável. 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade