PUBLICIDADE

Climatempo

Intenso ciclone tropical atinge o leste da Índia nesta sexta

​Fani se intensificou e deve entrar no país com ventos de mais de quase 250 km/h, comparado a um furacão de categoria 4

2 mai 2019 - 17h56
Compartilhar
Exibir comentários

O ciclone tropical Fani se intensificou na baía de Bengala (oceano Índico), no leste da Índia, e continua avançando para o país, onde deve efetivamente entrar no continente na madrugada desta sexta-feira 3 de maio.

Fany é um sistema muito forte e a força de seus ventos na tarde da quinta-feira, 2 de maio, era comparada a um furacão de categoria 4 da escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade dos furacões que acontecem no oceano oceano Atlântico.

Os ventos sustentados no início da tarde de 2 de maio eram estimados em aproximadamente 249 km/h, mas com rajadas ainda maiores.

Maio é época de formação dos ciclones tropicais no oceano Índico.

Na imagem de satélite é possível ver o olho do ciclone tropical Fani já muito próximo do território indiano, às 16h30 UTC (13h30, hora de Brasília).

Foto: Climatempo

Ciclone tropical Fani em 2/5/19

A previsão da empresa de meteorologia StormGeo é de que centro de Fani entre efetivamente em terra na madrugada desta sexta-feira, 3 de maio. Depois, o centro do sistema deve se deslocar mais rapidamente na direção norte/nordeste enfraquecendo gradualmente para uma tempestade tropical, antes de passar a oeste de Calcutá na manhã de sábado, dia 4. No domingo, 5 de maio, Fani já estará mais enfraquecido deve chegar a região de Bangladesh apenas como um sistema de baixa pressão atmosférica.

A chuva intensa de Fani deve provocar muitas enchentes sobre partes da Índia. Além da falta de energia, a ventania deixa o mar muito agitado e perigosas ondas são esperadas para a baía de Bengala nos próximos dias. 

O mapa mostra a projeção de deslocamento do intenso ciclone tropical Fani nos próximos dias.

Foto: Climatempo

Trajetória prevista para o ciclone tropical Fani - 2/5/19

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade