3 eventos ao vivo

Iba deve continuar como tempestade tropical nesta terça

Instabilidade do sistema não afeta do continente. Ventos máximos em área oceânica são estimados em 50 nós.

26 mar 2019
00h38
  • separator
  • comentários

A tempestade tropical Iba (ruim, em tupi-guarani) continuava ativa sobre o mar na noite da segunda-feira, 25 de março, ao largo litoral do Espírito Santo. As imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostravam certa desorganização da nebulosidade e também um enfraquecimento da atividade chuvosa.

A previsão para esta terça-feira, 26, é que Iba ainda tenha força para se manter como uma tempestade tropical, mas a tendência é de enfraquecimento gradual até a manhã da quarta-feira, 27 de março.

Foto: Climatempo

O mapa mostra a projeção de deslocamento de Iba feita pela empresa norueguesa StormGeo.

Foto: Climatempo

Previsão de trajetória da tempestade tropical Iba, 25/3/19

Por volta das 19 horas de 25 de março, a StormGeo localizou Iba sobre o mar, a cerca de 225 km de Vitória. A direção de movimento era para sul/sudeste, com velocidade de aproximadamente 7 km/h. O vento máximo era da ordem de 40 nós (74 km/h), com rajadas de até 50 nós (92 km/k).

A previsão da StormGeo é que Iba continue como tempestade tropical nesta terça-feira, 27, mas com tendência de enfraquecimento, voltando a ser uma depressão tropical, que é uma categoria abaixo da tempestade tropical,  até a manhã da quarta-feira. O sistema deve perder ainda mais força até a noite da quarta, 27, degradando-se para uma baixa pressão atmosférica comum.

A direção de deslocamento de Iba deve se manter sul/sudeste nesta quarta-feira, mas depois o sistema deve se mover na direção leste-nordeste, afastando-se ainda mais do Brasil.

Impactos esperados sobre o mar

Os ventos fortes e a chuva da tempestade tropical Iba atuam apenas sobre o mar. A previsão da StormGeo é de que Iba permaneça um pequeno ciclone tropical. Os ventos com força de tempestades tropicais devem ser ficar restritos a uma distância de 83 km a 93 km do centro. O mar a leste e sudeste do centro devem ter altura de 6 a 12 pés (2-3m).

Imagem dos ventos

Satélites meteorológicos que fazem medições da velocidade e direção do vento sobre os oceanos identificaram a circulação ciclônica da tempestade tropical Iba ao largo do Espírito Santo. As cores das setas indicam a força do vento de acordo com a escala sobre o mapa.

Foto: Climatempo

Imagem da direção e da velocidade do vento da tempestade tropical Iba em 25/3/19

Climatempo

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade