PUBLICIDADE

Climatempo

Iba deve continuar como tempestade tropical nesta terça

Instabilidade do sistema não afeta do continente. Ventos máximos em área oceânica são estimados em 50 nós.

26 mar 2019 - 00h38
Compartilhar
Exibir comentários

A tempestade tropical Iba (ruim, em tupi-guarani) continuava ativa sobre o mar na noite da segunda-feira, 25 de março, ao largo litoral do Espírito Santo. As imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostravam certa desorganização da nebulosidade e também um enfraquecimento da atividade chuvosa.

A previsão para esta terça-feira, 26, é que Iba ainda tenha força para se manter como uma tempestade tropical, mas a tendência é de enfraquecimento gradual até a manhã da quarta-feira, 27 de março.

Foto: Climatempo

O mapa mostra a projeção de deslocamento de Iba feita pela empresa norueguesa StormGeo.

Foto: Climatempo

Previsão de trajetória da tempestade tropical Iba, 25/3/19

Por volta das 19 horas de 25 de março, a StormGeo localizou Iba sobre o mar, a cerca de 225 km de Vitória. A direção de movimento era para sul/sudeste, com velocidade de aproximadamente 7 km/h. O vento máximo era da ordem de 40 nós (74 km/h), com rajadas de até 50 nós (92 km/k).

A previsão da StormGeo é que Iba continue como tempestade tropical nesta terça-feira, 27, mas com tendência de enfraquecimento, voltando a ser uma depressão tropical, que é uma categoria abaixo da tempestade tropical,  até a manhã da quarta-feira. O sistema deve perder ainda mais força até a noite da quarta, 27, degradando-se para uma baixa pressão atmosférica comum.

A direção de deslocamento de Iba deve se manter sul/sudeste nesta quarta-feira, mas depois o sistema deve se mover na direção leste-nordeste, afastando-se ainda mais do Brasil.

Impactos esperados sobre o mar

Os ventos fortes e a chuva da tempestade tropical Iba atuam apenas sobre o mar. A previsão da StormGeo é de que Iba permaneça um pequeno ciclone tropical. Os ventos com força de tempestades tropicais devem ser ficar restritos a uma distância de 83 km a 93 km do centro. O mar a leste e sudeste do centro devem ter altura de 6 a 12 pés (2-3m).

Imagem dos ventos

Satélites meteorológicos que fazem medições da velocidade e direção do vento sobre os oceanos identificaram a circulação ciclônica da tempestade tropical Iba ao largo do Espírito Santo. As cores das setas indicam a força do vento de acordo com a escala sobre o mapa.

Foto: Climatempo

Imagem da direção e da velocidade do vento da tempestade tropical Iba em 25/3/19

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade