PUBLICIDADE

Climatempo

Guia ensina a divulgar eventos climáticos extremos

Escrito por cientistas, e originalmente para jornalistas, o guia serve a todos que precisam comunicar sobre eventos extremos e as mudanças climáticas

10 ago 2022 - 06h06
Compartilhar
Exibir comentários

por Cinthia Leone/Climainfo

Cientistas criam guia sobre como divulgar eventos climáticos extremos

Cientistas climáticos criaram um guia para orientar repórteres sobre como fazer uma relação adequada entre eventos extremos - ondas de calor ou de frio, geadas, queimadas, tempestades e enchentes - e as mudanças climáticas em curso.

Foto: Climatempo

A mudança climática pode aumentar a intensidade de um evento ambiental, mas não criá-lo (Foto: Getty Imagens)

O guia, escrito por pesquisadores da Universidade de Oxford e do Imperial College London e publicado pelo World Weather Attribution (WWA) - uma rede internacional de cientistas climáticos -, explica como a ciência da atribuição torna possível conectar eventos extremos específicos com a mudança do clima. O documento também esclarece porque alguns eventos nem sempre podem ser ligados ao aquecimento causado pelo homem.

Neste link você encontra uma cópia embargada do Guia, com tradução do ClimaInfo e prefácio da jornalista Giovana Girardi.

Estudos de atribuição

Até recentemente, os cientistas evitavam conectar eventos individuais com a mudança climática. Eles se limitavam a dizer que um evento poderia refletir o tipo de coisa que podemos esperar ver mais no futuro, se as emissões e o aquecimento continuarem.

Mas a ciência do clima ficou mais sofisticada, e os estudiosos desenvolveram métodos que permitem estabelecer ligações confiáveis entre a mudança climática e um evento climático individual extremo.

Atualmente, é possível calcular quanto mais ou menos provável e quanto mais ou menos intenso um evento se tornou por causa do aquecimento global.

Estas análises, chamadas de estudos de atribuição, permitem aos cientistas fazer afirmações como "esta onda de calor foi 3 graus mais quente do que teria sido em um mundo sem aquecimento global", ou mesmo que um evento teria sido efetivamente impossível sem a mudança climática.

Orientação para jornalistas

Mesmo na ausência de um estudo de atribuição específica, os jornalistas ainda podem muitas vezes fazer ligações entre a mudança climática e eventos particulares. O guia estabelece o que os jornalistas podem dizer nesses casos, cobrindo ondas de calor, enchentes, ciclones, neve, secas e incêndios florestais.

O guia diz que "a mudança climática não pode causar um evento porque todos os eventos climáticos têm múltiplas causas, mas a mudança climática pode afetar a probabilidade e a intensidade de um evento".

O texto também informa que há eventos mais atribuíveis às mudanças climáticas que outros. Cada onda de calor pode agora estar ligada à mudança climática, por exemplo, e tanto as chuvas extremas em algumas partes do mundo - mas não em todas -, quanto as secas são mais comuns e mais severas por causa das emissões de gases de efeito estufa. Já para alguns outros tipos de evento extremo, existem outros fatores importantes dos quais os jornalistas devem estar cientes quando descrevem a relação com a mudança climática.

Sobre WWA

World Weather Attribution (WWA) é uma colaboração internacional que analisa e comunica a possível influência da mudança climática em eventos climáticos extremos, tais como tempestades, chuvas extremas, ondas de calor, períodos de frio e secas.

Mais de 400 estudos examinaram se a mudança climática tornou mais prováveis determinados eventos climáticos. Estudos recentes divulgados este ano pela World Weather Attribution constataram que a mudança climática tornou mais provável tanto a onda de calor no Noroeste do Atlântico Pacífico, quanto as enchentes na Europa Central.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade