PUBLICIDADE

Climatempo

Grande São Paulo continua fria no fim de semana

Esquenta em relação aos últimos dias, mas as temperaturas continuam muito abaixo do normal para novembro. Entenda o motivo!

12 nov 2021 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Amanda Sampaio, Barueri/SP

Uma forte massa de ar frio de origem polar sobre o oceano, entre a costa da Região Sul do Brasil e a região de Buenos Aires, na Argentina,  está ajudando a espalhar ventos frios e úmidos sobre a Grande São Paulo nesta semana. A combinação desse ar frio, mais forte do que o normal para novembro, e a falta do sol (por causa do excesso de nebulosidade), derrubaram novamente a temperatura na Grande São Paulo, assim como já foi observado no mês de outubro.

Na sexta-feira, 11 de novembro, por volta das 16 horas, a sensação térmica chegou aos 10°C na região do aeroporto de Congonhas! 

Tendência para o fim de semana

Esta forte massa de ar frio, de origem polar,  vai continuar influenciando a região da capital paulista durante todo fim de semana, dificultando a elevação da temperatura. Mesmo com a volta do sol, o ar vai continuar frio. A situação é bastante atípica para novembro porque esta massa polar é parecida com as que surgem no inverno. 

A previsão de períodos com sol já neste sábado vai animar muita gente a sair de casa e passear, mas não se deixe enganar pelo sol.  Na sombra ou dentro de casa, a sensação de frio continua, principalmente durante o sábado. 

Primavera fria

A primavera de 2021 começou no dia 22 de setembro e vai até 21 de dezembro, quando terá início o verão. Dias frios no começo da primavera são considerados normais, mas temperaturas máximas abaixo dos 20°C e madrugadas com menos 15°C  em novembro são muito fora da média.

A primavera paulistana de 2021 não está sendo nada quente. As medições de temperatura feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia(INMET), no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, mostram que do dia 22 de setembro até  11 de novembro de 2021, a temperatura superou os 30°C em apenas 7 dias.

Frio atípico

Não faz tanto tempo que São Paulo teve frio atípico nesta época. Segundo dados do INMET, as madrugadas dos sete primeiros dias de novembro de  2020 foram geladas, com temperaturas entre  12°C e 15°C. A temperatura mais baixa em novembro do ano passado foi de 12°C, no dia 3/11/2020. A média normal de temperatura mínima para novembro é de 17,3°C

Outubro de 2021 teve tardes muito frias também. Os cálculos do INMET mostraram que a média das temperaturas máximas de outubro foi de 24°C, ficando 1,9°C abaixo do valor normal que é de 25,9°C.

Setembro foi quente. A média das temperaturas máximas ficou  4,2°C acima do normal, que é de 24,4°C.

Quando vai esquentar?

A sensação de frio vai predominar no fim de semana, mesmo com a presença do sol. Mas a partir da segunda-feira, com o afastamento do ar frio de origem polar, e o sol, o ar começa a esquentar novamente. A temperatura sobe rapidamente, mas ainda vai ficar abaixo dos 30°C à tarde até a terça-feira, 16 de novembro.

O verão 2021/2022 começa oficialmente às 12h59 do dia 21 de dezembro, mas o fenômeno La Niña vai influenciar a estação. Isto significa que massas frias com força acima do normal podem surgir durante o verão mantendo a temperatura abaixo do normal por alguns dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade