PUBLICIDADE

Climatempo

Frio intenso congela roupa na serra de Santa Catarina

Porto Alegre tem frio mais intenso para dezembro desde 2003. Temperatura sobe no Sul no domingo e tarde será quente. Umidade do ar fica baixa em todo o Sul.

8 dez 2018 - 17h50
Compartilhar
Exibir comentários

Nem parecia que era dezembro, que estamos perto de começar o verão (21 de dezembro) e quase no Natal! O amanhecer do dia 8 de dezembro de 2018 foi típico de inverno na maioria das áreas do Sul do Brasil. Os três estados registraram temperaturas abaixo dos 5°C. O frio foi tão intenso na região de São Joaquim, na serra catarinense, que os campos amanheceram brancos de geada e o frio intenso congelou roupas que dormiram ao relento.

O frio intenso e muito atípico para dezembro foi provocado pela passagem de uma massa de ar frio de origem polar, mas que chegou ao Brasil com intensidade acima do comum para esta época do ano.

O centro desta massa de ar polar, que a região de frio mais intenso, passou sobre o Sul do Brasil na madrugada do sábado, 8 de dezembro, mas se afasta para o mar neste domingo, 9. Isto vai fazer com que a temperatura se eleva rapidamente. A madrugada do domingo, 9 de dezembro, será muito menos fria do que a do sábado.

Com a entrada de ventos quentes no decorrer do dia, e o sol forte, a temperatura sobe bastante e a Região terá uma tarde quente.

O sol e o tempo seco predominam no Sul do Brasil até a terça-feira, mas volta a chover a partir da tarde de quarta, 12 de dezembro.

Temperaturas muito baixas nas capitais

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima neste sábado em Curitiba foi de apenas 11,7°C, em Florianópolis de 13,7°C e em Porto Alegre de 11,8°C. São valores muito baixos para dezembro. No caso de Florianópolis, não há registro de uma uma temperatura tão baixa assim em dezembro, pelo menos até o ano 2001. Para Porto Alegre, a madrugada do sábado, 8, foi a mais fria para um dia de dezembro desde 17/12/2003 quando a temperatura baixou para 10,0°C. Em Curitiba, a temperatura foi a mais baixa para um dia de dezembro desde 16/12/2016, quando a mínima foi de 11,6°C.

Frio de inverno no fim do verão

A cidade de São Joaquim, no alto da Serra Catarinense, teve um típico dia inverno, mas nas vésperas do início do verão! A geada cobriu campos e os capôs dos automóveis e foi preciso usar água quente para retirar a grossa camada de gelo.

Segundo informações da Agência São Joaquim Online, o frio foi tão intenso que foi possível registrar uma cena rara nesta época do ano: roupa congelada em área descoberta, mas no perímetro urbano de São Joaquim. No alto inverno, isto acontece com certa frequência, mas em dezembro é realmente excepcional.

A São Joaquim Online também informou que um pomar no Vale do Caminhos da Neve, cerca de 3 km do Centro de São Joaquim, foi necessário fazer o acionamento da Wind Machine, a primeira máquina antigeada no Brasil. O equipamento provoca fortes ventos evitando que a geada danosa se forme no pomar.

Confira as fantásticas imagens do gelo de fim de primavera na serra catarinense.  Imagens de Mycchel Legnaghi / Ag. São Joaquim Online   

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade