PUBLICIDADE

Climatempo

Florada do café determina o potencial produtivo da lavoura

Tecnologias que ajudam a melhorar a fixação da flor do café devem ser utilizadas pelo produtor

24 out 2019 - 11h32
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A florada do café é uma das etapas mais importantes para que o produtor possa obter uma boa produtividade. Ela ocorre durante a Primavera, com o início das chuvas.  De acordo com o CEPEA - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, as chuvas recentes favoreceram o início da florada para a safra 2019/2020, nas regiões de Mogiana (SP), Zona da Mata (MG), Cerrado e Sul Mineiro.

No Noroeste do Paraná, e em outras regiões, por outro lado, os pesquisadores ressaltam que será necessário um maior volume de chuvas nos próximos dias para a abertura da floração. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, a tendência é de chuva para o noroeste e norte do Paraná no dia 28/10 o que pode contribuir com o desenvolvimento do café.  

Segundo Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento da Fertiláqua, o pegamento da florada é um dos principais fatores que determina o potencial produtivo do cafezal. Tecnologias com fins específicos para melhorar a fixação da flor do café devem ser utilizadas pelo produtor que almeja incrementar sua produtividade. " Uma solução viável é aquela que possa atuar na fisiologia da planta,  atenuando os efeitos de estresses fornecendo estímulos e nutrientes essenciais para a maior fixação das flores no momento que a planta mais precisa.", explica

"A produtividade do cafezal depende do estágio em que estamos acompanhando atualmente, sendo crucial dentro do sistema produtivo porque é agora que se dá início no desenvolvimento reprodutivo do café. Quanto maior fixação das flores, maior a quantidade de grãos", esclarece o Hizuka.

Preço do café no mercado 

Os preços externos e internos do café arábica registraram forte queda nesta primeira quinzena de outubro, influenciados pela expectativa de oferta elevada depois da abertura da principal florada em importantes regiões produtoras do Brasil. Outro fator que pressionou as cotações foram as chuvas que auxiliaram no pegamento das flores. Para o robusta, segundo colaboradores do Cepea, as chuvas registradas no final de setembro também favoreceram a abertura de mais uma florada no Espírito Santo e em Rondônia, além de auxiliar no pegamento das flores abertas anteriormente. Para o final de outubro e início de novembro novos dados com valores atualizado serão aguardados pelo mercado cafeeiro.   

Café premiado

A 20ª edição da "Cup of Excellence - Brazil 2019", sediada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi um sucesso. O produtor André Luis Aguila Ribeiro, da Fazenda Pai e Filho, de Ibiraci-MG, alcançou a pontuação de 92.23 no júri final e foi o vencedor nacional, na categoria presidencial. De acordo com o produtor, "o café escolhido teve origem na troca de parcerias e métodos com os produtores da região de Ibiraci, onde está sendo descoberto o potencial de cafés especiais", e já acumula 5 premiações ao longo do ano com o grão Catuaí.

De 15 a 19/10, a UFLA recebeu competidores de várias partes do Brasil, que buscaram apresentar o café para os júris nacionais e internacionais. Os cafés, de diferentes aromas e sabores, foram avaliados ao longo da semana e 40 produtores foram selecionados e classificados em ordem crescente, recebendo a premiação na cerimônia final.

Na cerimônia, foi dada a oportunidade de conhecer diferentes regiões produtoras de café em território nacional, como a Chapada da Diamantina, Sul de Minas, Serra da Mantiqueira, Cerrado Mineiro e Campos das Vertentes.

No dia 18/10, ocorreu um workshop, organizado pelo professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFLA Flávio Meira Borém, cujo objetivo foi promover a troca de experiências sobre o mercado de cafés especiais no Brasil e no exterior. Foram abordadas as principais demandas enfrentadas pelos produtores e também pelos que têm interesse em ingressar profissionalmente nesta área. Uma nova etapa na competição se inicia no dia 26/11. Os cafés premiados serão leiloados entre os potenciais compradores, promovendo o incentivo a uma produção de melhora na qualidade do café e maior demanda.

Agroclimapro

Para saber se o melhor caminho é aguardar ou seguir em frente com o plantio você pode contar com o Agroclima PRO, serviço de agrometeorologia de precisão da Climatempo. Com o ele é possível acompanhar os índices de umidade no solo e a previsão de chuva para sua região e, ainda melhor, para a sua fazenda!

Acerte na sua safra! Assine agora mesmo o Agroclima PRO

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade