PUBLICIDADE

Domingo de muita chuva no leste do Nordeste

Ar continua muito seco na maior parte do Brasil. Nebulosidade aumenta em áreas do Sul e Sudeste. Confira a previsão do tempo completa!

1 ago 2021 09h57
ver comentários
Publicidade

Foto: Marli Cabral, Salvador (BA) 

O domingo se inicia com aumento de nebulosidade no leste de Santa Catarina e do Paraná e todo o leste do Nordeste. Aliás, entre o nordeste baiano e o litoral da Paraíba já tem condições para chuva. No Norte do país, como entre o norte do Pará e do Amazonas e em parte do Amapá e de Roraima.

Do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul, passando pelo Sudeste e Mato Grosso do Sul e sul e leste de Goiás ainda faz frio, só que o risco de geada será apenas na serra gaúcha e catarinense, no sul de Minas Gerais, e na Serra da Mantiqueira entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Foto: Climatempo

Previsão do tempo para 01/08/2021 ‌- domingo

No domingo deverá chover no decorrer do dia do extremo nordeste do Rio de Janeiro e leste do Espírito Santo até o leste do Rio Grande do Norte. Tudo por conta da umidade constante que vem do mar.

Atenção que a chuva deve variar entre fraca a forte intensidade ao longo do dia entre o leste da Bahia e o leste de Pernambuco, e com acumulados pontualmente altos, com risco de alagamentos. Destaque entre Alagoas e o leste de Pernambuco que têm chuvas a qualquer hora do dia e receberam os maiores acumulados de chuva, neste domingo.

As instabilidades, associadas ao calor e a alta umidade, irão trazer pancadas fortes de chuva, sobre o norte do Pará, em pontos do norte do Amazonas, e em Roraima e no Amapá. Essas precipitações vêm com raios e rajadas de vento.

No Sul do país voltará a chover, como no sul gaúcho, na forma de pancadas rápidas pela manhã, por conta de instabilidades. Deve garoar e chover leve no leste do Paraná e no extremo sul de São Paulo principalmente no início do dia, e chover ao longo do dia, de maneira pontualmente forte no final do dia em parte do leste de Santa Catarina, por conta da umidade que vem do mar, da circulação dos ventos nos médios níveis da atmosfera. Além disso, temos no final do dia o começo do desenvolvimento de uma área de baixa pressão atmosférica entre a costa de Santa Catarina e de São Paulo, que será mais evidente na segunda-feira.

Sensação ainda de frio nas Regiões Sul e Sudeste do país, no sul do Mato Grosso do Sul e no sul e leste da Bahia, por conta da da massa de ar de origem polar. Entre o norte do Mato Grosso do Sul e o norte de Roraima e do Maranhão faz calor à tarde.

Alertas meteorológicos para 01/08/2021 ‌

Alerta para ressaca entre Salvador e Recife neste domingo (01) até o início da segunda-feira (02), com ondas do mar entre 2,5 e 3 metros de altura.

O domingo deve começar com geada na serra gaúcha e catarinense, no sul de Minas Gerais e na serra da Mantiqueira em São Paulo.

A umidade do ar deve cair bastante na região central do país, com valores abaixo dos 30% desde o Piauí até o Mato Grosso do Sul e o estado de São Paulo, passando pelo oeste de Minas Gerais, o sul do Pará e do Amazonas, e em Rondônia e Tocantins.

Alerta também para as menores umidades do ar que serão observadas entre o Mato Grosso, o norte e nordeste do Mato Grosso do Sul e Goiás, com valores oscilando entre 11 e 20%.

Atenção para a chuva moderada à forte, com acumulados altos, no domingo (01) entre o norte e nordeste da Bahia, em Pernambuco, em Sergipe, Alagoas, na Paraíba e no sul do Ceará e do Rio Grande do Norte e no extremo leste do Piauí. E nessas áreas as rajadas de vento devem variar entre 50 e 60km/h.

Atenção que toda a Região Nordestina poderá ter rajadas de vento chegando na casa dos 50km/h no domingo.

Alerta para temporais no Amapá, em Roraima e no norte extremo norte do Pará, neste domingo.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no norte do Amazonas, centro-norte do Pará e no centro, oeste e norte do MA.

Climatempo
Publicidade
Publicidade