2 eventos ao vivo

Domingo de calor extremo em várias áreas do Brasil

Com máxima prevista de 43ºC, Cuiabá deve ter recorde histórico de calor hoje. Confira como fica o tempo em sua Região!

13 set 2020
08h48
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Texto de Paulo Takeshi, meteorologista da Climatempo

  Uma grande e forte massa de ar seco ainda atua sobre maior parte do país neste sábado, mas já algumas nuvens carregadas conseguem se formar sobre a Região Norte e áreas do noroeste do estado de Mato Grosso.   Uma frente ainda provoca chuva sobre o Rio Grande do Sul, mas começa a se deslocar para o mar, sem força para avançar sobre a Região Sudeste. Nuvens que se formam no mar avançam sobre a costa leste nordestina, principalmente sobre o litoral estado da Bahia.  

Foto: Climatempo

 

Condições do tempo hoje

A presença de uma frente fria no sul mantém ventos de quadrante norte sobre maior parte do Centro-Oeste e Sudeste, e também sobre estados do Paraná e Santa Catarina, o que contribui para elevação da temperatura.   Áreas de instabilidade continuam atuando sobre o Rio Grande do Sul, e o centro-sul do estado tem chuva a qualquer hora do dia. Já no norte gaúcho, as pancadas de chuva ocorrem principalmente durante a tarde. O tempo continua quente e seco no norte do Paraná, Santa Catarina, maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, no Tocantins e no oeste da Bahia. A chuva será frequente no decorrer do dia na costa leste baiana, e pancadas rápidas de chuva são esperadas entre Sergipe e Natal. O sábado também será com chuva em áreas do Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e até no noroeste de Mato Grosso.   Por outro lado, o ar continua muito quente e seco na maioria das áreas brasileiras, com possibilidade de novos recordes de temperatura em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. Em Cuiabá, a tarde de hoje deve ser a mais quente dos últimos 109 anos, com 43ºC.  

Foto: Climatempo

Foto de Sérgio Salles - Cuiabá, MT

 

Alertas e riscos meteorológicos

A chuva será 

moderada a forte, com raios e rajadas de vento no norte do Pará, no Amapá, Roraima, em grande parte do Amazonas, no Acre e no noroeste de Rondônia. Na costa leste da Bahia, ocorrem algumas rajadas de vento.

 

O alerta é para temporais no centro-sul do Rio Grande do Sul, com raios e rajadas de vento. Nas demais áreas gaúchas e no sudeste de Santa Catarina, há risco de chuva moderada a forte.

 

A umidade relativa do ar fica em alerta no sudeste de Mato Grosso, oeste de Goiás, norte de São Paulo, nordeste e leste de Mato Grosso do Sul e no norte do Paraná, com valores inferiores a 20% por várias horas do dia.

 

Veja também:

Previsão Brasil - Nova frente fria avança sobre o centro-sul do país
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade