PUBLICIDADE

Climatempo

Domingo congelante no Sul do Brasil

Temperaturas abaixo de 0°C ocorrem nos três estados e geada se forma generalizada

3 ago 2019 - 23h25
Compartilhar
Exibir comentários

O forte massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil neste atua com muita força sobre a Região Sul mantendo as temperaturas extremamente baixas. Por volta das 22 horas do sábado, 3, uma estação meteorológica em Urupema, operada pelo governo de Santa Catarina, registra 4,4° negativos! Outros locais da serra catarinense e da serra gaúcha também estavam com temperatura abaixo de 0°C. Em Vacaria (RS), a temperatura era de quase 2°C negativos. O frio era muito intenso também no sul do Paraná, com apenas 1°C em Clevelândia.

As menores temperaturas no Sul do Brasil em 3/8/2019, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, foram: -3,6°C em Bom Jardim da Serra (SC), -2,4°C em Bom Jesus (RS), onde nevou, e -1,9°C em São Mateus do Sul.

Mais frio no domingo

O frio do amanhecer do domingo, 4 de agosto, deve ser mais intenso  do que do amanhecer do sábado. O centro da massa de ar frio, que é a região com frio mais intenso, passa sobre o Rio Grande do Sul durante o domingo aumentando o frio. Além disso, a ausência de nuvens durante a noite facilita a perda de calor na atmosfera, o que colabora para intensificar o frio.

A temperatura volta a ficar abaixo de 0°C nos três estados. Já não há mais condições para neve, mas agora é a geada que se forma por quase toda a Região e com forte em vários locais

Foto: Climatempo

Foto de Ag. São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Mais geada na segunda-feira

Na madrugada e amanhecer da segunda-feira, 5 de agosto, ainda há previsão de geada em todo o Rio Grande do Sul, exceto no litoral, na serra, planalto sul e planalto norte de Santa Catarina e no sul do Paraná 

Na terça-feira, 6, a geada deve ficar restrita às áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Frio e sol

Com ar seco e frio, poucas nuvens se formam sobre o Sul do Brasil nos próximos dias. O domingo é ensolarado, mas a sensação de frio persiste mesmo debaixo do sol, porque o ar polar ainda atua muito forte sobre a Região Sul.

O sol também predomina no Sul na segunda-feira. Pode voltar a chover no litoral do Paraná e de Santa Catarina na terça-feira, 6 de agosto.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade