PUBLICIDADE

Climatempo

Dia da Terra

22 de abril é dia de reflexão

22 abr 2018 - 14h44
(atualizado às 15h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Desde 1970, o dia 22 de abril é conhecido como o "Dia da Terra". A data de comemoração e principalmente reflexão foi criada pelo senador americano Gaylord Nelson como protesto contra a poluição. Sendo assim, vamos conversar um pouco sobre como estamos tratando o nosso planeta recentemente?

Foto: Climatempo

"Feliz Dia da Terra. Nós moramos em um belo planeta. Vamos protegê-lo e preservá-lo"

Segundo dados da Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem), do total de resíduos urbanos, cerca de 32% é a fração seca reciclável, ou seja, essa porcentagem é composta basicamente de vidro, plástico, metais, papel e papelão.

Os dados mais recentes da Ciclosoft, levantamento realizado pela Cempre dos municípios brasileiros com coleta seletiva, indicam que no ano de 2016 eram 1055 com coleta seletiva disponível. Que representa certa de 18% do total de municípios do Brasil. O número pode parecer pequeno, a princípio, mas segundo esses mesmos dados é crescente o número de cidades que adotam a coleta seletiva.

Foto: Climatempo

Fonte: Ciclosoft/Cempre 2017

Outra informação de extrema importância é em relação à poluição das águas. Em São Paulo além da poluição dos Rios Tietê e Pinheiros, até mesmo os reservatórios de distribuição de água para a população não escaparam do descarte irregular de esgoto, que por sua vez acarretou na poluição de diversos pontos da Represa Billings e consequente impossibilidade do consumo desta água. Lembrando que o Sistema Cantareira já mostrou, em anos anteriores, sinais que escassez por conta de excesso de uso dos mananciais e falta de chuva.

Olhando para o Brasil, a situação também não é nada animadora. Segundo os últimos relatórios do Observatório do Clima, o país voltou a elevar as suas emissões de gases do efeito estufa entre os anos de 1990 e 2012.

Quer saber mais sobre Clima e Sustentabilidade? A Climatempo preparou para vocês o Foco Ambiental, um programa que está em sua segunda temporada e dá diversas dicas sobre como cuidar do planeta com ações práticas do dia a dia. Confira alguns vídeos na playlist abaixo.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade