PUBLICIDADE

Climatempo

Cotonicultor brasileiro está otimista com a safra 21/22

Principal destino do algodão brasileiro, a China absorveu 30% da fibra exportada na temporada 20/21. A tendência é de crescimento

22 out 2021 - 11h42
(atualizado às 12h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Foto: Abrapa

Os produtores de algodão estão otimistas. O motivo é que o plantio de soja está acelerado no Centro-Oeste. E isso, é um bom sinal para os cotonicultores já que a fibra, em vários estados brasileiros é plantada após a soja.

Exportação brasileira

O Brasil exportou 89,7 mil toneladas de algodão nas três primeiras semanas do mês de outubro/21. A média diária de embarque está 25,6% inferior quando comparada a outubro/20. Ontem (21/10), o algodão brasileiro estava cotado a 124,5 U$c/lp (alta de 675 pts com relação à semana passada) para embarque em Nov-Dez/21 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, de acordo com dados do Cotlook.

Qualidade do algodão brasileiro

Brasil e China deram mais um importante passo no fortalecimento das relações comerciais entre a indústria têxtil chinesa e os cotonicultores brasileiros. A convite da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), técnicos governamentais dos dois países trocaram informações sobre os sistemas de controle de qualidade adotados em cada nação.

O encontro virtual teve, como principal objetivo, alinhar de informações sobre procedimentos de análise de qualidade de algodão, para facilitar o comércio, eliminar burocracias e valorizar o produto brasileiro no seu principal mercado. 

Principal destino do algodão brasileiro, a China absorveu 30% da fibra exportada na temporada 20/21, e a tendência é de que o comércio exterior entre os dois países continue a crescer. Nos últimos quatro anos, o Brasil multiplicou o volume de algodão embarcado para a China em oito vezes, passando de 79 mil toneladas no ciclo 2017/18 para 721 mil toneladas na temporada 2020/21.

Como resultado desse crescimento nas vendas, hoje o Brasil é o segundo maior fornecedor da pluma para a indústria chinesa, alcançando market share de 26% em 2021, atrás apenas dos Estados Unidos.

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra. 

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações. 

Faça parte da maior comunidade AGRO!

O canal oficial da Climatempo no Telegram fornece conteúdos diários e exclusivos sobre o Clima e previsão para a agricultura. Quero fazer parte! 

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade