5 eventos ao vivo

Confira a situação dos reservatórios que abastecem a Grande SP

O Cantareira começa mais um mês em estado de atenção. Veja!

4 ago 2020
09h38
atualizado às 12h45
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O mês de agosto é climatologicamente um dos mais meses mais secos do ano em São Paulo e, nesse período, é muito importante acompanhar o nível dos reservatórios que abastecem a Região Metropolitana.

Por enquanto, a situação ainda não é tão preocupante, já que entre 2014 e 2015, por exemplo, nesse período enfrentávamos uma grande crise. O Sistema Cantareira precisou usar o volume morto, que é um reservatório que fica abaixo das comportas da represa, para amenizar os efeitos da crise.

No dia 04 de agosto de 2014, o volume operacional do Sistema Cantareira era de -3,7%. Em 2015, ainda em crise, o volume era de apenas -10,9% no dia 04 de agosto.

Veja como estão os reservatórios neste momento:

 

Foto: Climatempo

 (*) Volume total armazenado nos Sistemas Produtores que abastecem a RMSP. Não estão somados os volumes do Sistema Guarulhos.

Não dá para comparar com os anos de crise, mas comparando com o ano passado, 2019, o nível dos reservatórios já está em queda novamente , segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). De acordo com informações da Agência Nacional de Água (ANA), o sistema entre automaticamente na faixa 3, de estado de alerta, quando ficar abaixo de 40%. Acima de 40% até 59,9%, o estado é de atenção; para ser considerado normal, o nível precisa chegar a 60%. Ou seja, no momento, o Cantareira está na faixa 2 - Atenção.

É importante economizar água, pois não há chuva à vista para aumentar o nível dos mananciais. Segundo os meteorologistas da Climatempo, essa primeira quinzena de agosto vai ser marcada por tempo seco nas áreas de captação.  Até pode chover um pouco, mas para elevar os reservatórios, a qualidade da chuva é de extrema importância. A chuva precisa ser mais homogênea, duradoura e generalizada. E esse tipo de chuva, por enquanto, ainda não tem data para cair sobre a região.

Veja também:

Previsão Brasil - Risco de temporais no Sul do Brasil
Climatempo
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade